A festa junina de Caruaru écuma das maiores e mais tradicionais do Brasil. Até o fim de maio, 13 comunidades rurais recebem a caravana itinerante do São João Na Roça. E a partir do dia 1º de junho, a festa rola na cidade.
Foto: Reprodução Instagram / Flipar
A festa de São João de Caruaru é um eventos folclóricos mais famosos do Brasil, rivalizando com o São João de Campina Grande, na Paraíba, como a maior comemoração junina do país.
Foto: Divulgação Prefeitura de Caruaru Felipe Correia FlickR / Flipar
É um mundo de música, dança e gastronomia, que, este ano, tem 72 dias ao todo. São 7 polos de animação, com mais de 1.200 atrações ao longo dos festejos.
Foto: Reprodução Instagram / Flipar
Mais de 4 milhões de pessoas devem visitar Caruaru durante o período, injetando na economia do município cerca de R$ 700 milhões.
Foto: Reprodução Instagram / Flipar
Até os anos 1950, os maiores festejos ocorriam em fazendas e sítios. Mas, na década seguinte, os organizadores passaram a enfeitar as ruas do município, atraindo visitantes em busca de diversão.
Foto: Divulgação Prefeitura de Caruaru Felipe Correia FlickR / Flipar
Desde os anos 1980, o São João é organizado pela prefeitura. E a inauguração do Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, conhecido como Pátio do Forró, alavancou a festa, com a realização de shows que atraem multidões.
Foto: @saojoaocaruaru.oficial / Flipar
Neste ano de 2024, os shows incluem artistas da dimensão de Luan Santana, Simone Mendes, Ivete Sangalo, Claudia Leitte e Carlinhos Brown, entre outros.
Foto: Ministério da Cultura wikimedia commons / Flipar
O palco também é um espaço importante para a apresentação de artistas regionais. Vários ritmos fazem parte do evento, com destaque para o forró que é o principal gênero da festividade.
Foto: Reprodução Instagram / Flipar
O São João de Caruaru tem um Festival de Quadrilhas que atrai pela beleza dos figurinos, sempre caprichados e criativos, e a graciosidade da dança tradicional, com seus personagens típicos.
Foto: Divulgação Prefeitura de Caruaru Felipe Correia FlickR / Flipar
Os arraiás são decorados com milhares das tradicionais bandeirinhas coloridas e os forrozeiros capricham no figurino.
Foto: Divulgação Prefeitura de Caruaru Felipe Correia FlickR / Flipar
E, além da música e da dança, uma das atrações especiais da festa é o gigantismo de guloseimas típicas dessa época. As Comidas Gigantes de Caruaru surgiram em 1999 com a Festa da Pamonha Gigante. E o sucesso foi imediato.
Foto: reprodução redes sociais / Flipar
Cuscuz gigante - São utilizados 200 kg de flocos de milho, além de 60 kg de salsichas, que acompanham o prato.
Foto: Divulgação Prefeitura de Caruaru / Flipar
Há anos a cuscuzeira de Caruaru, de 4 metros de altura, é uma atração para quem passa pela cidade nesta época de festas juninas.
Foto: Reprodução TV Asa Branca / Flipar
Bolo de saia gigante - Pesa 300 quilos. Leva 60 quilos de açúcar, 24 quilos de margarina, 29 quilos de ovos, 64 quilos de trigo e 40 litros de leite.
Foto: Divulgação Prefeitura de Caruaru - Elvis Edson - Flick R / Flipar
Bolo de rolo gigante - 30 metros de comprimento de pura doçura. Massa leve com recheio de goiabada.
Foto: Divulgação Prefeitura de Caruaru / Flipar
Bolo de chocolate gigante - Além da cobertura de chocolate, o bolo ainda tem flocos, como se fosse um megabrigadeiro.
Foto: Divulgação Prefeitura de Caruaru - Elvis Edson -Flick R / Flipar
Pipoca gigante - O saco é quase o dobro do tamanho da forrozeira. Dentro ficam 14 mil sacos individuais de pipoca.
Foto: Divulgação Associação dos Idealizadores das Comidas Gigantes de Caruaru / Flipar
Pacoça gigante - Essa é salgada. Feita com farinha amarela e carne seca.
Foto: Divulgação Prefeitura de Caruaru / Flipar
O município de Caruaru fica no Agreste Pernambucano e fez 167 anos de fundação em 18/5/2024. Caruaru tem 370 mil habitantes, numa área de 923 km² a 554 metros de altitude. Fica a 130 km da capital Recife.
Foto: Reprodução Instagram / Flipar
As obras do ceramista pernambucano Mestre Vitalino fizeram de Caruaru um dos maiores centros de arte figurativa das Américas, cujo valor foi reconhecido pela Unesco.
Foto: Allan Patrick FlickR wikimedia commons / Flipar
Compartilhar
Publicidade
O São João de Caruaru (PE) teve a inclusão levada a sério em seu planejamento e execução de cada setor do evento.
O Terraiá é o São João oficial do Terra, patrocínio master de Amazon e com cobertura patrocinada por Kwai, Loterias CAIXA, Garnier e Azulzinha, maquininha da CAIXA.
A cidade que no ano de 2014, deu início ao projeto de inclusão disponibilizando interpretação de um show por noite ampliou atenção à comunidade surda e contou com presença dos profissionais da inclusão durante todas as noites. Os interpretes de libras também foram disponibilizados nos polos do São João na Roça e Polo Azulão.
Com os 27 polos distribuídos entre capital e zona rural, os polos do Azulão e do Pátio de eventos concentram a maior quantidade de público em todas as noites e contam com programações especiais, com artistas da própria cidade e também cantores de vários gêneros.
A consultora de libras, Lindilene Maria de Oliveira, falou sobre a importância da comunidade surda ser inclusa na festa que é patrimônio cultural. “Permite que o surdo possa viver esses eventos e se divertir. Temos esse direito e o São João de Caruaru nos proporciona isso”, afirma.
A LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015, garante que pessoas surdas sejam atendidas em ambientes públicos e igualmente inclusos em atividades sociais. O direito à participação em ambientes de festas e shows vem sendo respeitado, ampliado e promovido em Caruaru, o que só reforça a grandeza do Maior e Melhor São João do Mundo.