Manual da pele saudável no Verão: do protetor solar às tatuagens, médica lista principais erros e cuidados
Começou a contagem regressiva para a estação mais aguardada (por muitos!) no ano: o Verão. Para aproveitar o clima da nova estação com cuidados redobrados e sem erros, a dermatologista Marcella Alves tira dúvidas a seguir!
Dezembro começou e, com o novo mês, se aproxima o Verão! A estação mais quente do ano pode trazerprejuízos à pele por conta da maior exposição ao sol. Por isso, é comum surgirem diversas dúvidas relacionadas ao cuidado com a pele: desde a aplicação correta do filtro solar até a melhor forma de proteger tatuagens.
Especialista em rejuvenescimento, a dermatologista Marcella Alves, da Clínica Les Peaux da Clínica Les Peaux, responde as principais perguntas relacionadas à proteção da pele no verão a seguir:
Protetor solar: quais são os principais erros ao usá-lo?
O protetor solar é indispensável em qualquer estação e no verão, um dos principais erros cometidos pelas pessoas, segundo a Dra. Marcella Alves, é não reaplicar o protetor por longos períodos e negligenciar certas área do corpo.
"Aplicar só no rosto e negligenciar o corpo, esquecendo inclusive de proteger costas, axilas, pescoço, orelhas, nuca, cotovelos e pés", indica.
A médica ainda sinaliza que em dias nublados a fotoproteção também não pode ser deixada de lado. "O filtro solar deve ser usado diariamente, faça chuva ou faça sol!", orienta a especialista. Outras erros comuns são, segundo ela, não passar protetor porque está embaixo do guarda-sol (o sol na areia ou perto de água queima ainda mais por ter o efeito dos reflexo da luz); não proteger o couro cabeludo; usar o mesmo produto no rosto e no corpo e até mesmo usar o mesmo protetor solar por alguns verões, isto