Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Março começa com pancadas de chuva de verão em São Paulo

Instabilidades diminuem mas risco para transtornos ainda segue ativo no estado de São Paulo

1 mar 2023 - 14h36
(atualizado em 2/3/2023 às 12h18)
Compartilhar
Exibir comentários

Foto: Santo André-SP por Aline Tochio.

Fevereiro de 2023 termina com registro de muita chuva no estado de São Paulo. Em algumas áreas do litoral paulista os acumulados de precipitação variaram entre 575 a 1026mm de chuva aproximadamente. O município de Bertioga (SP) liderou o ranking com o registro de 1025,7mm somente neste último mês, seguido por São Sebastião (SP), com valores mensais alcançando os 711 e 838mm e por Guarujá (SP) totalizando 718,8mm no segundo mês de 2023.

São Sebastião (SP) registra um dos maiores volumes de chuva para fevereiro

É importante ressaltar que os acumulados registrados em São Sebastião (SP) em fevereiro de 2023, são considerados um dos mais altos, perdendo apenas para o ano de 2020 quando o volume de chuva alcançou os 858,7mm na estação de Boicucanga2. Em 2016 a estação de Juquehy2 se aproximou dos valores obtidos neste fevereiro, acumulando 827mm sobre o município.

Ontem (28), novamente o estado de São Paulo sofreu com a chuva e alguns pontos registraram transtornos como alagamentos e inundações.

Segundo dados do Cemaden, em 24 horas (das 5h do dia 27 às 5h do dia 28), Ilhabela (SP) e Campinas (SP), chegaram a acumular 87,70 mm e 67,60 mm respectivamente. Em Ubatuba (SP), (das 12h do dia 28 às 12h do dia 01), o volume registrado se aproximou dos 128mm.

Vários pontos de São Paulo ainda tiveram muita chuva, com registro de granizo, ventania e incidência de raios, sob influência de um sistema de baixa pressão e de um cavado meteorológico atuando próximo à costa paulista.

Chuva diminui, mas os potencial para danos à população permanece

A tendência é que a chuva diminua sua intensidade no decorrer dos próximos dias.

O sistema de baixa pressão começa a se desconfigurar e a frente fria se afasta do litoral. Mas não podemos deixar de enfatizar que ainda permanece o padrão de Verão neste início de março de 2023, com pancadas de chuva previstas para o estado de São Paulo.

Foto: Climatempo

Foto: Mapa de risco com alerta para temporais em São Paulo

Nesta quarta-feira (01), o predomínio será de sol na Região Metropolitana de São Paulo e no decorrer da tarde, as pancadas de chuva começam a aparecer. Mesmo a chuva não sendo tão volumosa e frequente como nesta terça-feira (28), o risco de temporais isolados não podem ser descartados. Pelo litoral do estado, as condições também seguem semelhantes, com menor volume esperado de chuva, mas com possibilidade de chuva forte, mesmo que acontecendo de forma rápida.

Vale salientar que devido ao solo encharcado pelas últimas chuvas e pelos acumulados extremos de precipitação, qualquer chuva é considerada perigosa nesta área e o potencial para deslizamentos de terra é altíssimo. A população deve se manter atenta aos avisos meteorológicos e das autoridades locais. Veja abaixo a imagem mostrando a quantidade de água concentrada no solo para o Sudeste. e perceba que no leste de São Paulo o solo já se encontra 90% saturado de acordo com os modelos de hoje (01).

Foto: Climatempo

Foto: Mapa de água disponível no solo na Região Sudeste do Brasil

O mês de março de 2023, se comparado ao último mês de fevereiro, deverá ter uma queda nas temperaturas médias no estado paulista e os acumulados de chuva previstos também serão menores - porém isso não significa que não haverá chuva. Pelo contrário, as pancadas de chuva de verão ainda continuarão ocorrendo e o risco para novos transtornos ainda se fará presente.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade