Quais os efeitos do calor nas plantas e como cuidar delas?
Sol pode provocar queimaduras nas folhas, e cuidados devem ser redobrados no verão
Os dias extremamente quentes típicos do verão, que muitas vezes se estendem até o outono em algumas regiões do Brasil, podem causar danos às plantas que estejam em ambientes internos ou externos.
O período exige cuidados extras e especialistas recomendam a manutenção redobrada neste período. O sol pode provocar queimaduras nas folhas. Por isso, é preciso ficar atento à rega, podagem e iluminação adequadas para os vasos nos dias mais quentes.
Rega
A primeira recomendação é o aumento de rega das plantas; o que não significa regar demais, e sim com frequência para que a terra não fique seca.
Verifique se a terra não está ficando encharcada após a rega. Esta não é a condição ideal, sendo mais adequado que a terra fique úmida.
Plantas com folhas mais grossas exigem mais água. Uma forma de observar se as plantas precisam ser regadas é inserindo o dedo na terra, se estiver úmida não há necessidade de mais água.
Outra dica importante é que a água seja direcionada à terra, não às folhas. Plantas tropicais, que podem exigir mais umidade no verão, podem receber água nas folhas por um borrifador.
Horários
Regar as plantas com o sol escaldante pode não ser uma boa opção, segundo especialistas.
No verão, o ideal é que as plantas sejam regadas no início da manhã ou no fim da tarde. Isto porque o contato da água nas folhas sob o sol forte pode gerar queimaduras.
Temperatura da água
Para plantas internas, o recomendado é que as plantas sejam regadas em temperatura ambiente, mesmo no verão.
Podagem
As folhas e flores secas que caem sob o vaso devem ser removidas, elas podem impedir a circulação de ar dentro da terra.
Fertilizantes
O uso de fertilizantes depende do tipo da planta. Por isso, o ideal é consultar um jardineiro para cada caso.
Porém, o aumento de calor pode aumentar o crescimento de ervas daninhas, o que aumenta o apetite da planta e demanda nutrientes em seu solo.
A aplicação dos fertilizantes devem ocorrer no início da manhã, quando o sol está mais fraco, para evitar a queimadura das folhas.
Luz solar
Especialistas recomendam que as plantas com flores permaneçam de 12 a 16 horas por dia expostas à luz. Já as plantas com folhas necessitam de 14 a 16 horas de exposição.
Se houver a presença de sol forte no local onde ficam seus vasos, pode ser necessário mudar a posição. Mas é recomendado que as plantas não sejam transferidas para lugares muito distantes, pois elas se adaptam e se aclimatam ao ambiente muito lentamente.
Outra opção menos agressiva para a planta seria a de removê-la por uma hora ao dia e aumentar o tempo de exposição ao sol gradativamente.