Treino de verão: 3 atividades para fazer durante a estação
Essa proposta também vale para toda a sequência do ano
Já se foi um mês de 2023, fato que ainda não permitiu o término da estação do verão. Afinal, indubitavelmente, a época motiva as pessoas a se arriscarem para obterem ganhos de saúde e estética. Dessa maneira, a partir dessa linha de raciocínio, a educadora física Aline Perez vai transmitir três exercícios físicos eficazes para o verão.
Os três exercícios físicos importantes no verão
Musculação
É a proposta que se encaixa tanto no verão quanto nos demais períodos do ano. Esse treinamento de força costuma ser feito dentro de academias. Aline faz apenas uma ponderação para quem é iniciante.
"No entanto, é aconselhado realizar o treino na presença de um profissional para evitar que o exercício seja realizado de forma errada e com posturas incorretas. Evitando assim as lesões", argumenta a profissional.
Glúteo e abdominais
"O treino de Glúteo & ABS foi criado para aquelas pessoas que querem intensificar um resultado focado em glúteo e abdômen. Ele foi embasado cientificamente para potencializar o trabalho nesta região de forma segura, tendo como consequência uma tonificação, aumento de massa muscular e para ter resultados mais rápidos e intensos", diz Aline.
"Esse treino tem uma programação de estímulos e mudança de treino, em que a pessoa pode escolher focar em glúteo e abdômen de forma bem intensa por aproximadamente três meses ou escolher fazer um treino para todo o corpo. Mas que ainda sim, priorize esta região", complementa.
Intensificação da frequência cardíaca
Os treinos intensos aumentam a frequência cardíaca, desenvolvem a adaptação metabólica e se responsabilizam pela diminuição de gordura. A intensidade ideal contribui para diminuição de gordura corporal, de acordo com a instrutora. "A vantagem deste treino é que como ele alterna exercícios resistidos e cardio, atende essas premissas e ainda fortalece os músculos e articulações", termina.
Dados
Esses três trabalhos estão inseridos no mercado fitness, setor que avança constantemente no Brasil e quem garante é o trabalho de pesquisa da IHRSA (Associação Internacional de Saúde, Raquetes e Clubes Esportivos). O mercado fitness brasileiro faturou US$ 2,1 bilhões em 2019, marca que o coloca como terceiro maior das Américas e atrás dos Estados Unidos e do Canadá, respectivamente.
Esse levantamento também mostra que há 35 mil estabelecimentos oficiais de academia no Brasil, número que o aponta como a segunda nação. Os Estados Unidos ainda ocupam a liderança com o registro de 40 mil unidades espalhadas.
Quem é ela?
Aline Perez formou-se em Educação Física pela UNISA (Universidade de Santo Amaro) e concluiu a sua pós-graduação em Personal Training - Metodologia de preparação física personalizada na FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas). Sendo assim, atualmente, exerce o cargo de gerente de produtos da Bio Ritmo Academia.