São Paulo - O goleiro paraguaio Chilavert declarou ontem que a Argentina "menosprezou o Paraguai" anteontem, no empate de 1 a 1, em Buenos Aires, jogo válido pelas Eliminatórias da Copa/2002: "Ouvi comentários de que ganhariam fácil porque Chilavert não estava em campo. No fim, ficou provado o valor que tem a nossa seleção." O goleiro, titular absoluto, não participou da partida por estar suspenso.
Chilavert disse também que a equipe paraguaia não é dependente dele. "O importante é que o time jogou bem. É preciso ressaltar o trabalho de Tavarelli, Ayala, Gamarra e Enciso, que anulou Aimar perfeitamente. O Paraguai jogou muito bem." Segundo ele, seus companheiros renderiam o dobro se faturassem pelo menos metade do que os argentinos faturam. "Os paraguaios não são milionários como a maioria dos jogadores argentinos.
" A imprensa paraguaia classificou de "monumental" e "fabuloso" o empate com sabor de vitória contra o "dream team argentino", que garantiu à equipe um "ponto de ouro". "O Paraguai fez a Argentina sofrer", publicou o diário paraguaio ABC, para o qual a seleção obteve "um empate `Monumental", referência ao estádio do River Plate, local do jogo.
"Como se fosse uma vitória" - "Bravo Paraguai", estampou o Notícias, que ironizou em dialeto portenho: "Che, demos um passeio." E destacou a presença no estádio da torcida paraguaia, que "gritou e festejou como se fosse uma vitória".
Estima-se que mais de um milhão de paraguaios vivam em Buenos Aires.
Já a imprenira semelhante à brasileira após a derrota para o Chile (3 a 0), com manchetes como: "O pior momento", "Desilusão" e "Mil dúvidas e uma dívida". Após cinco vitórias seguidas nas primeiras rodadas, a Argentina perdeu do Brasil (3 a 1) e empatou com o Paraguai (1 a 1). Ainda é líder isolada (veja tabela de classificação), mas terá três jogos difíceis pela frente: Peru (em Lima), Uruguai (em Buenos Aires) e Chile (em Santiago). O Chile está ávido por vingança, pois foi goleado por 4 a 1 na estréia.
O técnico da Argentina, Marcelo Bielsa, classificou de "discreta" a atuação de sua equipe, que segundo ele mereceu perder no primeiro tempo: "Mas no segundo merecíamos ganhar. Esperávamos um jogo assim, o que o Paraguai fez não nos surpreendeu, mas nos faltou poder de ataque." Bielsa admitiu o óbvio: "Devíamos ganhar."