São Paulo – A seleção brasileira masculina de vôlei confirmou seu favoritismo e garantiu neste sábado a classificação para a final da terceira edição da Copa América. Campeã das duas primeiras versões do torneio, a equipe do Brasil manteve sua invencibilidade ao marcar 3 sets a 1 no time dos Estados Unidos. As parciais foram de 25/23, 23/25, 25/20 e 26/24.
Os brasileiros vão decidir o título contra Cuba, que derrotou a Argentina por 3 a 1. A decisão acontece domingo na cidade paulista de São Bernardo do Campo, que sedia a competição, a partir das 11h.
O torneio é a última etapa de preparação da equipe para os Jogos Olímpicos de Sydney e serve, principalmente, para ajudar a readaptar Tande e Giovane ao vôlei de quadra. É a primeira competição oficial disputada por eles depois que a dupla decidiu deixar os torneios na praia e voltar às origens.
As duas vitórias contra os EUA (a primeira aconteceu na fase de classificação) mostram evolução da equipe em relação ao time que disputou a Liga Mundial. Nesse torneio, o Brasil enfrentou cinco vezes os norte-americanos e foi derrotado em três oportunidades.