Brno - É com o status de vencedor da última etapa do campeonato, na Alemanha, que Alexandre Barros larga neste domingo, em Brno, na República Checa, na 11.ª prova do Mundial de Motovelocidade, categoria 500 cc. O brasileiro (Honda), porém, não foi bem no treino deste sábado e vai largar na 11.ª posição. Fez sua melhor volta em 2min02s865. O pole é o italiano Max Biaggi (Yamaha), com 2min01s291 (160,364 km/h), seguido do seu compatriota Loris Capirossi (Honda), com 2min01s675, e do norte-americano Kenny Roberts (Suzuki), 2min01s713.
O líder do campeonato é o norte-americano Kenny Roberts Junior, com 161 pontos, seguido pelo espanhol Carlos Checa, da Yamaha, com 123. Barros, com duas vitórias este ano, está em sexto, com 104 pontos. A SporTV transmite a prova a partir das 7h30.
Aos 29 anos, há 11 competindo no Mundial de Motovelocidade, Barros vive seu melhor momento. Ele já ganhou as corridas de Essen, na Holanda, e de Sachsenring, na Alemanha. É o segundo melhor piloto com equipamento Honda, sendo que seu time, Sit Pons, não compete com motos de fábrica. “Penso que temos entre 5 e 10% a menos de potência que as equipes oficiais”, diz. “Nessa pista, contudo, a potência do motor conta menos e nós trabalhamos bem nosso chassi.”
Essa capacidade de encontrar um ajuste fino no chassi da moto somada a suas qualidades de piloto, agora mais evidentes, permitiu a Barros ganhar a última etapa do campeonato de forma espetacular. Ele cruzou a linha de chegada apenas 78 milésimos de segundo na frente do novo fenômeno do motociclismo internacional, o italiano Valentino Rossi. Barros já largou este ano também na pole position. Foi no GP da Inglaterra, em Donington. O campeonato tem-se mostrado bastante equilibrado. Houve sete vencedores nas dez corridas disputadas até agora. Restam seis para o encerramento da temporada.