São Paulo – O Brasil vai conhecer o seu adversário na primeira rodada da Copa Davis de 2001 no sorteio que a Federação Internacional de Tênis (ITF) vai realizar durante o US Open, no dia 7 de setembro. Devido aos Jogos Olímpicos, a entidade antecipou o sorteio.
Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Tênis e também membro do Comitê da Davis Nelson Nastás, o Brasil deve ser um dos cabeças-de-chave. "Ao contrário dos anos anteriores, o Brasil tem boas chances de ser cabeça-de-chave graças às boas campanhas que tem realizado nos últimos anos", disse. "Mas o anúncio vai depender de um consenso do Comitê e será feito na véspera do sorteio."
Se o Brasil for cabeça-de-chave, as chances de enfrentar um país em casa diminuem, já que Austrália e Espanha dificilmente deixarão de ser cabeças. "Só jogamos em casa se tivermos pela frente a Suíça. Se tivermos pela frente Holanda e Marrocos, vamos a sorteio", explica o presidente da CBT.
Se o Brasil não for cabeça-de-chave, joga em casa contra Austrália e Espanha e irá para sorteio contra Suécia e Rússia. "Contra Equador, República Checa, Bélgica, Eslováquia, Romênia, Alemanha, França e EUA jogamos fora", acrescenta Nastás.
A Copa Davis de 2001 vai começar em fevereiro, logo depois do Aberto da Austrália, que corresponde aos dias 9, 10 e 11. A segunda rodada acontece em abril, de 6 a 8, voltando a semifinal a ser disputada em setembro, de 21 a 23. A final acontecerá nos dias 30 de novembro e 1 e 2 de dezembro.