Capa Esportes


Sidney 2000





 CAPA ESPORTES




 ÚLTIMAS NOTÍCIAS




 HISTÓRIA




 BRASILEIROS





 CALENDÁRIO





 MODALIDADES





 SEDES





 MEDALHAS





 GUIA SYDNEY







 SHOPPING


 
 
 
 




Marion Jones tenta igualar marca de Owens
Quarta-Feira, 23 Agosto de 2000, 10h34

Raleigh - Visões de Jesse Owens dançam na mente de Marion Jones enquanto ela se prepara para a Olimpíada de Sydney, em setembro, com a possibilidade de ganhar cinco medalhas de ouro.

"A primeira coisa que me vem à cabeça é Jesse Owens em Ohio, quando bateu três recordes mundiais num intervalo de duas horas", disse Jones.

Em maio de 1935, num campeonato em Michigan, Owens bateu cinco recordes mundiais e igualou um sexto num espaço de 45 minutos. Foi um prelúdio para suas quatro medalhas de ouro nos Jogos de 1936 em Berlim.

Agora Jones procura se tornar a mulher mais condecorada do atletismo numa só Olimpíada, com medalhas de ouro nos 100 e 200 metros, salto em distância e nos revezamentos 4x100 e 4x400.

"Ela é a grande mulher do atletismo no momento", disse o bicampeão olímpico Michael Johnson. "Ela dominou os 100 e os 200 metros e tem a oportunidade de fazer algo que ninguém fez, nem Carl Lewis, nem Jesse Owens."

O finlandês Paavo Nurmi ganhou cinco medalhas de ouro nos Jogos de 1924, mas nenhuma mulher ganhou mais medalhas de ouro que as quatro da holandesa Fanny Blankers-Koen nos Jogos de 1948.

"Já faz muitos anos que sonhei em estar na equipe olímpica", disse. "Como todo mundo sabe, eu tinha nove anos e escrevi no quadro negro que eu queria ser uma campeã olímpica. Agora tenho 24 e tenho a chance de fazer isso. Não vou deixar escapar."

"Não vai ser fácil, mas ela pode conseguir", disse Johnson. "Ela domina as provas de velocidade. O salto em distância é sua modalidade mais fraca, mas sabemos que ela é capaz de saltar mais longe que qualquer um", disse.

"Se eu colocar minha velocidade junto, vai ser muito difícil me derrotar", disse Jones sobre o salto em distância. "Mas estou totalmente consciente de que há mulheres correndo muito bem e com a intenção de estragar meus planos em Sydney. Isso é o que deixa tudo mais emocionante."

A emoção só durou em uma final no campeonato mundial de 1999. Jones, a campeã dos 100 metros de 1997, desistiu dos 200 metros nas semifinais com espasmos nas costas, depois de ficar em terceiro lugar no salto em distância. Ela não correu o revezamento 4x100, que seria seu quarto evento em Sevilha.

O treinador de Jones, Trevor Graham, prometeu que isso não se repetirá em Sydney. "Ela está na melhor forma de sua vida", disse ele.

Só uma largada mais precisa na corrida e uma abordagem mais suave no salto em distância precisavam ser finalizados antes dos Jogos, concluiu.

Reuters


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.