Sydney - A comunidade judaica australiana está satisfeita com os planos de segurança para as Olimpíadas de Sydney, apesar de notícias de que Israel estaria querendo reforçar a proteção para diplomatas e atletas. A informação foi divulgada nesta quarta-feira por integrantes da comunidade. Um jornal australiano disse que o consulado israelense em Sydney foi reforçado com aço e concreto, como preparação para qualquer ameaça terrorista durante os Jogos.
Jeremy Jones, vice-presidente nacional do Conselho Executivo dos Judeus Australianos, disse que as autoridades do país estão cientes dos potenciais riscos de segurança. No mês passado, foi noticiado que cinco pessoas ligadas a grupos extremistas no Oriente Médio, Europa e Ásia foram deportadas da Austrália em uma ação de segurança antes das Olimpíadas.
Os trabalhadores deram início ao trabalho de reforço do consulado israelense na semana passada. Entretanto, o cônsul-geral de Israel, Ephraim Ben-Matityahu, disse que o escritório está simplesmente sendo restaurado.
Onze atletas israelenses foram mortos por extremistas palestinos nas Olimpíadas de 1972, em Munique. Israel foi pego contrabandeando armas através de malas de correio diplomáticas durante os Jogos de Los Angeles, em 1984.
Reuters