Camberra - Especialistas em computação trabalharão dia e noite durante os Jogos Olímpicos de Sydney para evitar que hackers (piratas eletrônicos) consigam entrar nos websites dos Jogos, modificando os resultados oficiais ou alterando os nomes dos ganhadores de medalhas.
O ministro das Comunicações da Austrália, Richard Alston, afirmou que o uso da Internet para prejudicar a Olimpíada, que começa em 15 de setembro, vem sendo visto como uma séria ameaça.
"Não podemos ser condescendentes, pois sabemos haver pessoas que querem causar dificuldades", disse. "Devemos fazer o máximo para evita-las. Não telegrafaremos nossos golpes."
Os organizadores dos Jogos de Sydney estão determinados a evitar o caos tecnológico que ocorreu em 1996 durante os Jogos Olímpicos de Atlanta, quando a IBM falhou na entrega imediata e correta de resultados.
A IBM, que encerrará seu patrocínio a este tipo de competição depois de 40 anos com o argumento de que o custo é muito alto, será responsável por encontrar e reparar quaisquer problemas causados por hackers durante os Jogos, informaram fontes ligadas à segurança da Olimpíadas.
Reuters