São Paulo - Depois de passar por Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Ceará e Pernambuco, o Circuito Brasileiro de Surfe Amador tem sequência nos dias 1º, 2 e 3 de setembro em Ubatuba, litoral norte de São Paulo. O Hang Loose Brasileiro Amador vale pela 5ª e penúltima etapa do ranking e será disputado na praia de Itamambuca, reunindo mais de 150 surfistas de pelo menos 12 Estados.
Em disputa, oito categorias (open, júnior, mirim, iniciantes, feminino, longboard, kneeboard e master), além do título por equipes, onde São Paulo busca o heptacampeonato. Com cinco títulos, inclusive o de 99, os cariocas tentam se igualar aos paulistas, mas são os catarinenses quem estão na frente, com boas chances de faturar o seu primeiro título.
Nas disputas individuais, o grande destaque é, sem dúvida, o alagoano Marcondes Rocha, considerado um dos maiores fenômenos do surfe brasileiro e mundial dos últimos anos. Campeão brasileiro mirim em 98 e júnior em 99, ele pode escrever de vez o seu nome na história do Circuito Brasileiro Amador ao ser o primeiro a garantir dois títulos na mesma temporada.
Aos 17 anos, lidera as categorias open e júnior. No ISA World Surfing Games (as olimpíadas do surfe), em junho, no litoral pernambuco, garantiu o vice-campeonato júnior.
Outra atração é a potiguar Alcione Silva, que busca o bicampeonato. Campeã mundial do ISA Games em 98 (Portugal), ela chegou novamente na final neste ano, ficando na 4ª colocação. No Brasileiro, vem empolgada depois de duas vitórias seguidas.
Na categoria mirim, a festa pode ser "caseira". O surfista local Edgley Santos lidera o ranking com folga, com duas vitórias, um 2º e um 7º lugares. Dependendo dos resultados dos adversários na etapa, ele pode comemorar o título antes mesmo das finais.
Na disputa por equipes, os catarinenses podem quebrar a supremacia dos cariocas e paulistas. Com duas vitórias, um 2º e um 3º lugares, o grupo de Santa Catarina lidera, mas os cariocas estão logo atrás, com uma diferença de apenas 190 pontos (3.710 a 3.520). Os paulistas também estão perto, com 3.439. Vale destacar que além de Alcione Silva, a etapa terá a participação de outros dois campeões mundiais, os cariocas Marcelo Freitas, no longboard, e Sérgio Peixe, no kneeboard.