São Paulo - O piloto Sérgio Jimenez tem pela frente mais um fim-de-semana com "agenda cheia" antes de embarcar para Braga, em Portugal, onde disputará o Campeonato Mundial de Kart entre os dias 6 e 10 de setembro. No sábado, ele defende a liderança das duas principais categorias do Campeonato Paulista da modalidade, que terá sua sétima etapa disputada no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, São Paulo.
"Estas serão duas corridas muito importantes porque o campeonato está chegando ao fim e eu preciso manter o mesmo ritmo do primeiro semestre para ficar com o título", disse Jimenez, que compete pelas categorias Graduados A e Fórmula A.
Mas a maratona de corridas terá também um lado positivo: vai contribuir para que ele chegue a Portugal em sua melhor forma. "Ao contrário da maioria dos pilotos, eu não terei como treinar na Europa antes do Mundial. Então vou ter aproveitar as corridas daqui para manter em dia minha preparação", disse.
O piloto já ganhou seis corridas no Campeonato Paulista –três em cada categoria– e chegou à impressionante marca de 11 pole positions na temporada, confirmando sua condição de favorito ao título. "O Sérgio é um piloto muito experiente e consegue andar rápido nos treinos de classificação mesmo quando não tem o melhor equipamento", disse Luiz Sérgio Santos, chefe da equipe Faster Motorsport, por onde corre Jimenez.
Ele espera repetir na sétima etapa do Campeonato Paulista o mesmo desempenho das duas últimas etapas, quando conquistou no mesmo dia a vitória na Graduados e na Fórmula A, fato inédito no kartismo brasileiro. "Fazer duas corridas no mesmo dia é muito desgastante e exige muita concentração, principalmente porque os karts são diferentes e o estilo de pilotagem muda completamente", explicou. "Mas na hora a gente esquece do desgaste e só se preocupa em vencer."
Após seis etapas, os líderes das nove categorias que fazem parte do Campeonato Paulista de Kart são: Welton Queiroz (Novatos), Átila Abreu (Júnior), Sérgio Jimenez (Graduados A e Fórmula A), Luis Sousa (Sênior B), Felipe Guimarães (Cadete), Rafael Daniel (Graduados B), Renato Russo (Sênior A) e Ney Coutinho (Júnior Menor).