São Paulo - O brasileiro Gustavo Kuerten, o Guga, está fazendo "lobby" também fora das quadras. Guga, que treina nos EUA para o US Open, entrou na campanha para que o Brasil receba um torneio do ATP Tour, o circuito mundial de tênis.
A ATP (Associação de Tenistas Profissionais) designou o dia 19 de fevereiro para a realização de um torneio na América Latina, além dos tradicionais eventos de Santiago, Bogotá e México. O Brasil concorre com a Argentina.
"Eu acho que é fundamental que haja um torneio ATP Tour no Brasil e vou estar torcendo muito para o Brasil ganhar a data", disse. "Nós nunca estivemos tão bem e nunca teve tanta gente jogando e falando sobre tênis aqui. Há torneios em todas as partes do mundo. Ninguém nunca pode me ver jogar em casa, a não ser em Copa Davis, e sem torneio no Brasil fica difícil dar oportunidade para que outros jogadores brasileiros se desenvolvam. Quando alguém quer me ver jogar ou os outros grandes jogadores tem que ir até Miami e Paris, por exemplo. Nós precisamos ter um torneio a que as pessoas se acostumem a participar e assistir todos os anos, como é nos Estados Unidos e na Europa, em que as pessoas comprem o ingresso com um ano de antecedência, já sabendo que vai estar vendo os melhores do mundo na quadra."