São Paulo - O brasileiro Bruno Junqueira, 23, da Petrobras Junior, é o campeão da temporada 2000 da Fórmula 3000.
Correndo com cuidado por conta de problemas no motor, ele chegou em 9° no GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps, vencido pelo espanhol Fernando Alonso, da equipe Astromega. Foi a primeira vitória do espanhol na categoria.
Junqueira começou a prova com 48 pontos, sete a mais que seu principal adversário, o francês Nicolas Minassian, da SuperNova.
Se o francês não vencesse, ele já será campeão. E se Minassian chegasse em primeiro, bastaria o brasileiro ser terceiro para ficar com o título.
Minassian largou em oitavo e chegou em terceiro, marcando quatro pontos e ficando três atrás do brasileiro.
O brasileiro largou em terceiro e manteve-se na posição depois da largada mas, com problemas no carro, foi perdendo posições no decorrer da corrida. O francês tentou recuperar-se, mas não passou do terceiro lugar. Alonso liderou de ponta a ponta, numa bela performance.
Junqueira, que teve 4 vitórias no ano, é o quarto brasileiro a conquistar título na categoria, disputada desde 1985. Antes, a Fórmula 3000 já havia sido vencida por Roberto Pupo Moreno, em 1988, Christian Fittipaldi, em 91, e Ricardo Zonta, em 97. Com o resultado, o Brasil se iguala no número de vitórias a Itália e França.
Este é o segundo título internacional do mineiro, segundo título internacional, que em 1997 havia faturado a
Fórmula 3 Sul-americana.
Junqueira é cotado, em 2001, para correr pela Minardi e pela Arrows, embora seu caminho pareça ser mesmo o da Indy, que serviria como "ponte" para a Fórmula 1 em 2002.