São Paulo – Os pilotos de testes roubaram a cena no primeiro dia de testes coletivos no circuito de Monza. Depois da clara superioridade da McLaren no Grande Prêmio da Bélgica, a Ferrari resolveu mostrar serviço em casa. Luca Badoer foi o mais rápido no primeiro dia de testes coletivos no circuito italiano de Monza. O italiano da Ferrari marcou 1’26”32s e foi seguido de perto por outro piloto de testes. Darren Manning, da BAR, surpreendeu com a marca de 1’26”68.
David Coulthard pôs a McLaren em terceiro e Giancarlo Fisichella foi o quarto com a Benetton. Dois brasileiros estiveram na pista: Pedro Paulo Diniz foi o 11º com a Sauber e Bruno Junqueira, que conquistou o título internacional de Fórmula 3000 no sábado, ficou logo atrás com a Williams.
”Testamos um diferencial novo, eletrônico, e o carro foi bem. Havíamos experimentado
esse diferencial nos testes de inverno, mas desde então vínhamos usando o mecânico. Ainda vou continuar trabalhando nele pelo menos metade do segundo dia”, comentou Diniz. “Andei com pouca gasolina , admitiu. O Mika Salo deveria acertar o carro para a corrida,
mas bateu logo pela manhã e não treinou mais.”
O mineiro Junqueira comentou as mudanças no traçado italiano, que recebeu carros de F-1 pela primeira vez após uma reforma “A pista está um pouco diferetne em relação à última vez que corremos aqui. Conseqüentemente, tivemos que adaptar o carro ao novo desenho”, explicou. “O circuito melhorou com certeza. A primeira chicane está muito lenta agora, mas a segudna está muito boa, já que você não precisa passar mais por cima das zebras.”
O primeiro de três dias de testes teve chuvas pela manhã, mas a pista secou à tarde, quando a temperatura ambiente chegou a 30ºC. Nos asfalto o calor foi a 45ºC. Amanhã, Rubens Barrichello e Michael Schumacher estarão nos treinos que reúnem todas as equipes da categoria.
Confira o melhor tempo e o número de voltas de cada piloto nesta terça-feira:
1 Luca Badoer* Ferrari 1’26”324 94 voltas
2 Darren Manning* BAR 1’26”68 70 voltas
3 David Coulthard McLaren 1’26”72 70 voltas
4 Giancarlo Fisichella Benetton 1’26”85 74 voltas
5 Heinz-Harald Frentzen Jordan 1’27”10 42 voltas
6 Olivier Panis*