Canberra - Os organizadores das Olimpíadas estão mais confiantes de que o gramado do estádio de Canberra estará pronto a tempo para os Jogos em setembro, evitando a remoção das partidas de futebol da capital federal. O risco, no entanto, continua.
O gramado do estádio Bruce foi refeito no início do mês, mas autoridades disseram que a grama, cultivada em Cairns, no estado tropical de Queensland, no norte do país, teria sido afetada pelo clima frio de Canberra. O gramado poderia não ficar pronto para o jogo de abertura no dia 13 de setembro.
Mas Graham Richardson, prefeito da Vila Olímpica e autoridade do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Sydney, disse que a discussão com uma empresa de Melbourne sobre replantar a grama resolveu o problema, possibilitando que o campo ficasse dentro das especificações da Federação Internacional de Futebol (Fifa) a tempo.
Richardson afirmou que o novo gramado, se o trabalho for aprovado por autoridades olímpicas, poderia ficar pronto no dia 7 de setembro. O vice-presidente do Socog, John Coates, disse querer uma decisão sobre a transferência dos jogos até domingo.
Esperava-se que Canberra fosse sede, com o estádio Bruce, de 11 das 48 partidas de futebol do torneio olímpico. O gramado também foi refeito há uma semana no Estádio de Futebol de Sydney, de 40 mil lugares, mas sem problemas. O Estádio Olímpico principal, onde acontecerá a final masculina de futebol em 30 de setembro terá o gramado refeito depois da cerimônia de abertura no dia 15.
O Campo de Críquete de Melbourne terá a superfície restaurada após a final da Liga Australiana de Futebol, no domingo. Haverá jogos também em Brisbane e Adelaide.