São Paulo - O tenista brasileiro Jaime Oncins e o argentino Daniel Orsanic surpreenderam e conseguiram classificação para a segunda rodada no torneio de duplas do US Open, nesta quinta-feira. Eles venceram de virada a dupla indiana Mahesh Bhupathi e Leander Paes por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 7/6 (7/5) e 6/2.
No primeiro set, que durou 32min, os indianos quebraram o serviço dos sul-americanos logo no primeiro game. Depois, bem no saque, foram confirmando seus saques até fechar o set em 6/4. Os indianos jogavam as bolas em cima do argentino, visivelmente a parte mais fraca da dupla sul-americana.
No segundo set, as duplas foram confirmando seus saques -os indianos com facilidade, os sul-americano evitando alguns break points.
Apesar de ter cometido muitas duplas faltas, principalmente com Oncins, os sul-americanos melhoraram seu jogo e conseguiram levar o jogo até o tie break. No 12° game, a dupla de Oncins teve duplo set point, mas errou na devolução e desperdiçou.
No tie break, os sul-americanos surpreenderam e conseguiram minibreak, abrindo 6/2 e depois fechando em 7/5, em 1h02min.
No terceiro set, os sul-americanos quebraram o serviço de Leander Paes logo no primeiro game, mas a quebra foi devolvida logo no segundo, apesar de os sul-americanos terem conseguido salvar duplo break point.
No quinto game, os indianos, que já estiveram brigados, discutiram em quadra, e os sul-americanos conseguiram nova quebra de serviço. O mais surpreendente, então, aconteceu: os sul-americanos tiveram nova quebra no sétimo game, e acabaram fechando o set em fáceis 6/2.
Oncins e Orsanic pegam agora o ganhador do confronto entre Chris Haggard (África do Sul) e Tom Vanhoudt (Bélgica) x Tomas Carbonell (Espanha) e Martin Garcia (Argentina).