O Joinville é o primeiro clube catarinense a trocar de técnico na Copa João Havelange 2000: Leandro Campos deixou o cargo na manhã de quinta-feira e será substituído por Abel Ribeiro.
Campos alegou ter se demitido em virtude da má campanha na competição, ainda que a equipe estivesse em crescimento, na visão dele. O treinador, que foi vice-campeão catarinense no primeiro semestre dirigindo o Marcílio Dias, sustentou também que saiu para não “deixar o desânimo se alastrar muito” no elenco. Campos deverá treinar o Londrina (PR) ou voltar ao Marcílio.
Campos, 36 anos, que nem passou pelo Ernestão para se despedir dos atletas, ponderou que “não teve paciência” para aguardar a provável melhoria do time com as contratações do zagueiro Samuel e do atacante Paulinho. Esta foi a segunda passagem de Campos pelo futebol profissional do JEC (esteve à frente do tricolor em 1993), tendo durado somente 60 dias - a passagem mais curta dele por uma equipe. “No futebol, você precisa se acostumar a isso”, arrematou, analisando as críticas cada vez mais acentuadas que vinha recebendo nos últimos dias sobre seu estilo de postar os titulares em campo.
Abel Ribeiro, campeão Estadual em 99 pelo Figueirense e que atualmente estava sem clube, é o quinto técnico tricolor em um ano. O novo treinador do JEC já deve comandar o time neste sábado, diante do Criciúma, na casa do adversário. “Temos que reverter a situação. Vamos conversar com os atletas e ver se acertamos o lado emocional e psicológico de cada um para a próxima partida”, disse o novo técnico.