Oviedo - O ciclista norte-americano Lance Armstrong foi condecorado com o prêmio “Príncipe de Astúrias do Esporte”, nesta sexta-feira, em Oviedo na Espanha. Armstrong derrotou na última rodada de votação seu compatriota Jack Nicklaus, legendário jogador de golfe. Outros candidatos previamente descartados para a mais importante premiação do esporte na Espanha foram Fermín Cacho, do Atletismo, Manel Estiarte, do pólo aquático, e Alex Crivillé, do Motociclismo.
O prêmio do governo espnhol, que foi concedido em edições anteriores a atletas como Martina Navratilova, Miguel Indurain e Carl Lewis, foi dado este ano ao vencedor da última edição da Volta da França.
Armstrong era uma promissor ciclista no início da década de 90. Em 1993 conquistou a medalha de ouro no Campeonato Mundial, mas sua carreira foi interrompida quando os médicos diagnosticaram um câncer.
O norte-americano passou um longo período em tratamento, enfrentando intermináveis sessões de quimioterapia, mas voltou ao panorama internacional para conquistar o posto de melhor ciclista do final do século. A edição anterior do prêmio “Príncipe de Astúrias do Esporte” foi concedido à tenista alemã Steffi Graf.