Salvador - Num jogo emocionante no final, o Vitória quebrou a invencibilidade do Sport, vencendo por 4 a 3, no estádio Barradão, confirmando dois números curiosos: tem o melhor ataque e a pior defesa da Copa João Havelange. O resultado teve um sabor especial também porque o time baiano estava perdendo por 2 a 0 até os 12 minutos do segundo tempo.
A pressão inicial do Vitória foi suportada pelo Sport sem maiores problemas que equilibriou o jogo e surpreendeu os torcedores, abrindo o placar num gol de sorte, aos 9 minutos: Lima cobrou falta rasteira, do lado esquerdo da intermediária. A bola desviou na zaga, enganando o goleiro Paulo Musse. O ataque do Vitória só teve duas boas chances de marcar no primeiro tempo. Aos 13, Vitor fez jogada individual, driblando um zagueiro, tocou para Sinval que, da área, chutou para fora. O artilheiro Allan Delon também desperdiçou boa oportunidade, aos 35, após receber de Sandoval.
Ricardo Gomes trocou o lateral-direito Wilson por Moura e o meia Sandoval por Juninho Petrolina, e o Vitória aumentou a pressão, enquanto o Sport, esperava o momento certo de contra-atacar. Ou então que o adversário cometesse um erro. Isso acabou ocorrendo, aos 12 minutos. O lateral Leandro tentou sair jogando pelo lado esquerdo da área, perdeu a bola para Taílson que penetrou rápido e chutou no canto, marcando 2 a 0. A vantagem não desequilibrou o Vitória, que passou a jogar no "abafa" e marcou o primeiro aos 25. Na cobrança de escanteio, o zagueiro Pedro Paulo subiu mais que os adversários e mandou para as redes de cabeça. O gol deu ânimo aos jogadores e à torcida.
Aos 39, através de uma cobrança de falta de Allann Delon empatou e assumiu a artilharia da competição com 11 gols. No minuto seguinte, o zagueiro Moisés, fez 3 a 2, escorando de cabeça cruzamento da esquerda. O Sport deu o troco: Ricardinho escapou rápido pelo meio, penetrou e fez 3 a 3. Quando o empate parecia certo, o atacante Vitor marcou 4 a 3, aos 45 do segundo tempo.
FICHA TÉCNICA
Vitória - Paulo Musse; Wilson (Moura), Moisés, Pedro Paulo e Leandro; Tácio, Claiton, Sandoval (Xavier) e Allann Delon; Vitor e Sinval (Juninho Petrolina). Técnico Ricardo Gomes.
Sport - Bosco; Russo, Érlon, Leomar e Dutra; Sidnei, Lima, Adriano (Ricardinho) e Almir (Ranieli); Leonardo e Taílson. Técnico Émerson Leão.
Gols - Lima aos 9 do 1o tempo. Taílson aos 12, Pedro Paulo aos 26, Allann Delon aos 39, Moisés aos 40, Ricardinho aos 42 e Vitor aos 45 do 2.º
Renda - R$ 51.335,00
Público - 10.267 pagantes
Juiz - Fabiano Gonçalves (RS)
Cartões amarelo - Taílson, Lima, Tácio
Local - Estádio Barradão