São Paulo - A chuva prevista não caiu, e o piloto brasileiro Felipe Giaffone, da equipe Hollywood/Conquest Racing, pôde melhorar seu tempo e conquistou a pole position para a 8ª etapa da Indy Lights, depois do treino de classificação deste sábado, disputado na pista mista de Vancouver. No grid provisório, Giaffone havia terminado em sexto.
O líder da temporada, o neozelandês Scott Dixon, sai em segundo, seguido pelo norte-americano Jeff Simmons. A largada para a prova, domingo, acontecerá às 14h20 (de Brasília).
Esta é a segunda pole de Giaffone na temporada 2000. Em julho, ele largou na frente nas 100 Milhas de Michigan e venceu de ponta a ponta, conquistando sua primeira vitória na categoria. O objetivo agora é repetir a boa atuação na pista de Vancouver. "A expectativa é esta, vamos ver como estarão as coisas amanhã", disse o brasileiro, que na temporada passada largou duas vezes na pole: em Long Beach e Milwaukee.
Segundo ele, o resultado já era previsto. "Embora pela manhã, eu tenha sido apenas o sétimo colocado, sabia que meu carro estava bom", disse. "Só fiz alguns ajustes e melhorei a relação de marcha para a classificação. Quando entrei na pista, já sai com pneus novos e percebi que o carro estava melhor. Era só questão de me concentrar para fazer a melhor volta, tanto que durante o treino não mexi em nada no carro, apenas troquei os pneus."
Giaffone cravou o melhor tempo nas últimas três voltas do treino.
A previsão de chuva para a prova não assusta o piloto. "Meu carro está bem no seco e no molhado", disse. "Só não gostaria muito que chovesse porque ai vira loteria. No mais, eu não tenho medo de chuva."
Confira o grid:
1. Felipe Giaffone (Brasil), Conquest Racing, 1min07s462, 22 voltas
2. Scott Dixon (Nova Zelândia), PacWest Lights, 1min07s532, 19
3. Jeff Simmons EUA), Kool Green, 1min07s557, 22
4. Jonny Kane (Irlanda), Kool Green, 1min07s566, 18
5. Townsend Bel (EUA), Dorricott Racing, 1min07s620, 21
6. Mario Dominguez (México), Team Mexico, 1min07s628, 18