Sydney - A atleta mais idosa da Austrália, que participou dos Jogos de Amsterdã em 1928, inaugurou a Vila Olímpica no sábado. ``Tenho enorme prazer em inaugurar a Vila dos Atletas para os Jogos Olímpicos de Sydney 2000. Que todos os atletas vivam em harmonia e tenham seus desejos realizados'', disse Edie Payne.
Payne, que fará 94 anos durante as Olimpíadas (de 15 de setembro a 01 de outubro), também foi a primeira mulher australiana a competir nos 100 e nos 800 metros rasos em Amsterdã -- a primeira Olimpíada em que se permitiu a participação de mulheres no atletismo.
Payne, que caiu em lágrimas depois de cortar a fita, brincou com os jornalistas sobre como os Jogos mudaram desde que ela viajou por seis semanas até a Holanda, onde ficou hospedada a 60 quilômetros do local das competições.
``Era tão longe que quando chegava na pista para treinar já era hora de voltar para casa'', afirmou.
A Vila dos Atletas em Sydney está localizada a apenas alguns minutos dos locais de competição de cerca de 15 modalidades e a 40 minutos de todos os campos de provas dos 28 esportes.
Os organizadores olímpicos disseram que os atletas finlandeses foram os primeiros a entrar na vila, seguidos dos cubanos. Na tarde de sábado, cerca de três mil atletas já estavam hospedados no local.
Além dos atletas, cerca de cinco mil autoridades de 199 países se hospedarão na vila. Estes são os primeiros Jogos com capacidade de acomodar quase todos os competidores em um único complexo, embora os velejadores devam ficar em outro local.
Para o porta-voz do Comitê Olímpico Internacional (COI), Pere Miro, ``a vila é simplesmente magnífica''.
Reuters