São Paulo - O Brasil pode voltar a liderar neste domingo o campeonato da Fórmula Indy. O GP de Vancouver, no Canadá, 15.º da temporada, será disputado num circuito de rua e com possibilidades de chuva na maior parte das suas 87 voltas. O líder da temporada é o norte-americano Mario Andretti, da Newman-Haas, com 125 pontos, seguido por Roberto Pupo Moreno, da Patrick, com 112, e Gil de Ferran, da Penske, com 100. Apenas Moreno e Gil têm condições de ameaçar o primeiro lugar de Andretti. A rede a cabo DirecTV transmite no domingo a corrida ao vivo a partir das 17 horas.
Os pilotos brasileiros já venceram este ano em pistas de rua como a de Vancouver, quando Helinho de Castro Neves, da Penske, chegou na frente em Detroit. Em ovais curtos, a exemplo da vitória de Gil de Ferran em Nazareth, ovais longos, com o primeiro sucesso de Cristiano da Matta, da PPI, na Indy, em Chicago, e nos traços mistos, na irretocável conquista de Moreno em Cleveland.
Mas todos eles, mais Christian Fittipaldi, na Newman-Haas, Tony Kanaan, da Mo Nunn, Mauricio Gugelmin, Pac West, Tarso Marques, Dale Coyne, e Luiz Garcia Junior, Arciero, não escondem sua preferência pelos circuitos não ovais, como o de Vancouver. Ao todo, os pilotos brasileiros ganharam seis vezes na categoria este ano, ou a metade das provas já realizadas. Mesmo na temporada em que Emerson Fittipaldi conquistou o título da Indy, em 1989, o número de vitórias foi menor, cinco.
Com sua desistência forçada em Toronto, décima etapa do ano, e a vitória de Andretti, o norte-americano deixou Moreno para trás na liderança na classificação. Neste domingo, restando seis provas para o encerramento da temporada, com o GP de Vancouver, Moreno pode reassumir o primeiro lugar. "Penso termos resolvido os problemas com o câmbio que tanto nos atrapalharam", disse Moreno. Mas não será fácil o Brasil deixar o Canadá como líder na Indy de novo. Andretti não pode pontuar e Moreno classificar-se pelo menos em terceiro lugar, por exemplo. Ou ainda Moreno vencer e o norte-americano não conseguir mais que a sétima colocação. Já Ferran precisa ganhar e torcer para Andretti não marcar pontos.