Porto Alegre - A seleção brasileira de futsal começa os preparativos para tentar a conquista do hexacampeonato mundial na Guatemala, em novembro, com um amistoso neste domingo contra o Uruguai, às 10h, no Rio, com transmissão ao vivo da RBS TV.
O técnico Vander Iacovino deixou de convocar algumas estrelas para poder testar jogadores que estão se destacando em seus clubes, entre eles o ala Etienne, da Ulbra, chamado pelo primeira vez. Mas a seleção terá a presença de dois nomes consagrados: Manoel Tobias e Choco, dupla pentacampeã mundial em 1996.
´´Vários jogadores novos estão se sobressaindo no país e quero observá-los ao lado dos mais experientes´´, disse Vander.
Vander assumiu a seleção em abril, quando deixou as quadras como jogador multicampeão – foi o capitão da equipe na conquista dos mundiais de Hong Kong, em 1992, e da Espanha, em 1996. Em sua estréia, conquistou o título invicto do Sul-Americano, em Foz do Iguaçu (PR), que garantiu a participação brasileira no Mundial.
Para o treinador, o teste diante do Uruguai não é o ideal por causa do pouco tempo para treinar, mas é uma boa oportunidade para os jogadores entenderem como gosta de trabalhar. Para superar esperadas dificuldades, Vander tem a solução:
´´Vamos usar o entrosamento que os jogadores têm a partir de seus clubes. O Uruguai jogou o sul-americano fechado em meia quadra e trabalhando a bola com lentidão. Usaremos a velocidade para agilizar as jogadas.´´
Para o amistoso, foram convocados os goleiros Cidão (Atlético-MG) e Lavoisier (Vasco), os fixos Ciço (Chevrolet) e Gôda (Palmeiras), os alas Tatu (Palmeiras), Etienne (Ulbra), Manoel Tobias (Vasco), Joan (Palmeiras) e Falcão (Banespa) e os pivôs Marquinhos (Vasco), Índio (Vasco) e Choco (ACBF), que volta à seleção de depois de jogar na Espanha por duas temporadas.
O Brasil sai jogando com Lavoisier, Gôda, Manoel Tobias, Falcão e Choco.