São Paulo e Estoril, Portugal – O único brasileiro no Mundial de motovelocidade, categoria 500 cilindradas (Fórmula 1 das motos) decepcionou e ficou apenas em 10º lugar no Grande Prêmio de Portugal. A 12ª etapa do campeonato, disputada no circuito de Estoril, foi vencida pelo australiano Garry McCoy. Kenny Roberts Jr., líder da atual temporada, terminou em segundo e manteve grande vantagem para o italiano Valentino Rossi, que terminou em terceiro.
O australiano, que largou na frente, dominou a prova do início até o final, sem dar chances aos seus rivais. Ele perdeu a liderança na primeira volta, mas a recuperou em seguida. O francês Regis Laconi foi o quarto, Alex Criville, da Espanha, o quinto e Tadayuki Okada, o sexto.
Kenny Roberts soma 194 pontos, 46 a mais que Valentino Rossi, faltando apenas quatro etapas para o término da temporada. O espanhol Carlos Checa está na terceira colocação da competição (132), seguido pelo italiano Loris Capirossi (126). Com o resultado, Alexandre Barros continua em sexto, com 110 pontos, um a mais que Criville, campeão da última temporada.