São Paulo – Jogando o suficiente para ganhar sem problemas, a seleção de Portugal marcou 3 a 1 na Estônia, neste domingo, em Tallinn, em sua partida de estréia no grupo 2 das Eliminatórias européias para a Copa do Mundo de 2002. Com isso, os portugueses lideram a chave com 3 pontos ao lado de Chipre que, na véspera, derrotara Andorra por 3 a 2. A Holanda, maior rival de Portugal, no entanto, tropeçou logo de cara. Em casa, ficou no 2 a 2 com a Irlanda do Norte.
A seleção da Estônia, mesmo jogando em casa, não teve iniciativa para comandar a partida. Apenas nos cinco primeiros minutos e em um lance isolado aos 13 minutos, Zelinski fintou dois zagueiros e chutou cruzado, com uma boa defesa do goleiro Joaquim Silva. O gol português aconteceu na jogada seguinte, aos 14 minutos. No que seria uma tônica do primeiro tempo, Rui Costa chutou de fora da área pegando o goleiro Poom no contrapé.
No restante do tempo a Estônia ficou marcando em seu campo, esperando uma roubada de bola para o contra-ataque, mas Portugal permaneceu apenas tocando a bola na sua linha de zaga. Rui Costa foi o destaque do primeiro tempo.
Lançando bolas ou chutando de fora da área, foi o jogador mais lúcido dentro de campo.
No segundo tempo, bastaram 10 minutos para Portugal decidir a partida. Logo aos 3min, Figo, em cobrança perfeita de falta, faz o segundo gol de Portugal. Aos 10min, outra vez Figo cobra falta pela direita, colocando a bola na cabeça de Sá Pinto, que tirou do goleiro. A partir daí a seleção portuguesa apenas tocou a bola esperando o tempo passar. Já a Estônia, com duas modificações no segundo tempo, melhorou imprimindo um jogo melhor. Aos 38min, Oper descontou.