Ashmore - Os três gols de Romário no jogo entre Brasil e Bolívia ontem, no Maracanã, criaram um clima de constrangimento para o consultor-técnico Candinho e alguns jogadores da seleção olímpica. Eles acordaram mais cedo para acompanhar a transmissão da partida na redação da TV Globo, instalada num trailer no Hotel Royal Pines Resort, em Ashmore, onde está hospedada a delegação. Na verdade, podia-se apenas ouvir a narração do locutor Galvão Bueno, em som captado por uma pequena caixa acústica.
Os jogadores Álvaro e Fabiano foram os primeiros a chegar à redação. Mozart e Roger vieram no intervalo. Eles deixaram o local em silêncio após o terceiro gol da partida. Pouco antes, Candinho abriu um sorriso quando Rivaldo deixou sua marca no Maracanã. Mas, a cada gol de Romário, o auxiliar de Wanderley Luxemburgo mantinha-se sério, aparentando alguma preocupação.
Candinho não disfarçou um certo mal-estar no momento em que Romário, após a partida disse ao repórter Tino Marcos que Luxemburgo deveria estar arrependido por não convocá-lo para a Olimpíada. "Romário é homem-gol, e vai nos ajudar muito nas eliminatórias'', declarou.
A reação de Candinho no quinto gol do Brasil foi no mínimo curiosa. Quando Galvão Bueno narrou a jogada de Marques e disse "olha o Romário fechando'', e em seguida, ouviu-se o barulho da torcida festejando o gol, todos na redação improvisada da emissora acreditaram que Romário teria sido mais uma vez o autor. Candinho, então, levou a mão direita ao queixo e pediu que as pessoas fizessem silêncio para certificar-se de quem realmente marcara o quinto gol.
Segundo o consultor-técnico, ninguém na seleção desprezou Romário. Ele lembrou que o artilheiro havia sido convocado por Luxemburgo para os amistosos contra País de Gales e Inglaterra em maio na Europa. O atacante porém, não viajou na oportunidade por causa de uma contusão. Para o jogo com o Peru, pelas eliminatórias, o jogador do Vasco também era nome certo, mas como ainda não havia se recuperado da lesão, ficou fora da lista. "Ninguém tem de ser privilegiado, foi uma decisão conjunta a de trazer para a Austrália atletas com menos de 23 anos."
A goleada sobre a Bolívia, de acordo com Candinho, vai dar mais tranqüilidade à equipe para enfrentar a Venezuela dia 8 de outubro, em condições de encerrar o primeiro turno das eliminatórias em segundo lugar.
"Nossa intenção é de partir para o returno com o objetivo de alcançar a liderança", disse Candinho.
O Estado de S.Paulo