Capa Esportes


Sidney 2000





 CAPA ESPORTES




 ÚLTIMAS NOTÍCIAS




 HISTÓRIA




 BRASILEIROS





 CALENDÁRIO





 MODALIDADES





 SEDES





 MEDALHAS





 GUIA SYDNEY







 SHOPPING


 
 
 
 




Evitar o doping é o grande desafio em Sydney
Segunda-Feira, 04 Setembro de 2000, 01h51

Sydney - Um marco nos Jogos Olímpicos já pode ser apontado, antes mesmo de iniciadas as competições. A edição de Sydney passará para a história como a Olimpíada em que o cerco foi apertado contra o uso do doping no caminho das medalhas, fama e dinheiro. Ontem ficou registrado como a data da primeira coleta de uma amostra de sangue na história do controle antidoping olímpico. O brasileiro Eduardo De Rose, integrante da Comissão Médica do Comitê Olímpico Internacional (COI) e um dos três médicos indicados para acompanhar o procedimento em Sydney, informou que serão feitos cerca de 400 exames de sangue e mais 1.200 controles por amostra de urina, antes do início de cada modalidade, além dos 2.000 exames de urina nas competições.

O controle da EPO e a realização de testes surpresa antes do início dos Jogos podem ser considerados dois grandes avanços. "Pela lógica teremos poucos casos de doping nesses Jogos", avalia De Rose. "Com tanto controle, quem tiver algum problema não vai aparecer." O médico admite, no entanto, que o doping ainda deverá levar vantagem no caso de substâncias como o hormônio de crescimento HCG (Gonadotrofina Coriônica Humana),fora do alcance dos controles.

O exame de sangue, aprovado recentemente pelo COI, servirá, basicamente, para detectar a substância proibida Eritropoietina (EPO), doping sofisticado usado por atletas de provas de média e longa duração. É um hormônio que aumenta a formação de glóbulos vermelhos melhorando a capacidade de transporte de oxigênio e, por consequência, o desempenho em provas de resistência.

O controle de sangue foi feito pela primeira vez, ontem, com amostras colhidas na Policlínica da Vila Olímpica. De Rose não informou quais atletas foram submetidos ao exame, mas explicou o critério. Serão feitos de forma direcionada para as modalidades em que o uso da EPO influi no desempenho: atletismo (longas distâncias, como a maratona), natação (1.500 m), remo, canoagem, ciclismo, triatlo e pentatlo. Os atletas serão indicados por sorteio, 50% entre os dez primeiros do ranking das provas e os 50% restantes entre os demais.

De Rose informou que o COI está usando duas metodologias no controle da EPO, a que detecta a substância por sangue foi desenvolvida pelos cientistas australianos e a que usa a amostra de urina, pelos franceses. O médico brasileiro afirma que os dois testes são bons, reconhecidos pela comunidade científica internacional. Mas pelo sangue a EPO pode ser detectada até 20 dias depois de injetada. Pelo exame de urina esse prazo fica reduzido a três dias.

As amostras de 10 centímetros cúbicos de sangue são colhidas, em kits específicos, similar aos usados na coleta comum, ao mesmo tempo em que se recolhe a urina. "No caso de um resultado positivo no exame do sangue, a amostra de urina será analisada também." O médico justificou as duas amostras dizendo que a preocupação é jurídica.

"Como são testes novos, que nunca haviam sido aplicados antes o COI entendeu que fazer os dois testes juntos traria maior solidez para a possível análise de um caso de resultado positivo."

Até o dia 1º de setembro os pré-exames realizados fora de competição estavam sob a responsabilidade da Agência Antidoping da Austrália (Asda). A partir de ontem a responsabilidade por divulgar qualquer caso positivo passou para a Comissão Médica do COI. A expectativa dos médicos é que todos os resultados possam ser conhecidos em 24 horas, após a coleta da amostra.

Dos atletas brasileiros, todos os nadadores que estão em Canberra desde o dia 23 (Fabíola Molina e Rogério Romero estão chegando à Austrália), já foram submetidos a exame antidoping surpresa, assim como quatro atletas do futebol, que está em Golden Cost.

O Estado de S.Paulo


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.