Capa Esportes


Sidney 2000





 CAPA ESPORTES




 ÚLTIMAS NOTÍCIAS




 HISTÓRIA




 BRASILEIROS





 CALENDÁRIO





 MODALIDADES





 SEDES





 MEDALHAS





 GUIA SYDNEY







 SHOPPING


 
 
 
 




Fuso-horário é o primeiro desafio da ginástica
Segunda-Feira, 04 Setembro de 2000, 02h00

Camberra - A equipe feminina de ginástica artística iniciou ontem o processo de aclimatação à mudança de fuso horário para a Olimpíada de Sydney na cidade de Camberra. Junto com as quatros atletas - duas titulares e duas reservas - chegaram também preocupações com o desempenho da melhor atleta do grupo, a paulista Daniele Hypólito, que não contará com o apoio de sua técnica, Georgete Vidor. Ela não foi autorizada a acompanhar os treinos na Austrália.

"A Georgete não foi convidada porque temos uma das melhores técnicas do mundo, que é a ucraniana Irina Ilyashenco, no comando da equipe e não queremos que se repitam os problemas ocorridos nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, no ano passado, quando a Daniele ficou perdida entre as duas treinadoras e acabou indo mal na competição", comentou a chefe da delegação, Eliane Martins. "A Georgete abandonou os treinos da equipe há dez dias, em Curitiba, quando soube que não poderia viajar para a Austrália, e a Daniele continuou a treinar muito bem."

Eliane reconhece, porém, que a situação é delicada. Daniele, de 15 anos, 1,41 metro e 37 quilos, pode não ter estrutura psicológica para lidar com o problema. "Ela é responsável pelo sustento da família desde muito cedo e é jovem demais para suportar tanta pressão", diz a dirigente da Confederação Brasileira de Ginástica, entidade que contratou uma psicóloga - Ruth Pauns - para acompanhar as atletas. "Todo apoio é fundamental."

Daniele não quer falar sobre o assunto. Ela diz apenas que está bem, recuperada de uma entorse no tornozelo e pronta para tentar superar o 27º lugar de Tatiana Figueiredo, obtido em Los Angeles, em 1984, melhor resultado da ginástica brasileira nas olimpíadas. Além de Daniele, chegaram também Camila Comin, Daiane dos Santos e Marília Gomes. Outro atleta que se integrou à delegação brasileira em Camberra foi o ciclista Renato Seabra, que vai disputar a prova de mountain bike.

Tranqüilidade - Os atletas que estão treinando no Instituto Australiano de Esportes tiveram um dia tranqüilo, ontem. A maioria teve o dia livre e optou pelo descanso, já que a carga de preparação está forte desde o início do período de aclimatação. Alguns judocas, porém, se animaram com o domingo de folga e foram conhecer o Parque Tidbinbila, uma reserva natural repleta de animais típicos da Austrália.

A judoca Tânia Ferreira foi uma que aproveitou bem o passeio. Ela chegou a subir numa árvore para ser fotografada perto de um coala. Os cangurus também chamaram a atenção, mas eram mais difíceis de fotografar, pois não paravam quietos.

O Estado de S.Paulo


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.