São Paulo - Com uma impiedosa goleada de 20 a 1 sobre o Fluminense, sábado, na piscina do Guanabara, o Vasco/Guanabara conquistou o primeiro turno do Campeonato Estadual Júnior de Pólo Aquático. Na partida preliminar, o Tijuca derrotou o Niterói por 28 a 2.
Com os resultados, a equipe vascaína passou a somar seis pontos ganhos, com 66 gols de saldo. Os tricolores estão em segundo, com quatro pontos e seis gols de saldo. Em terceiro aparece o Tijuca, com dois pontos e dois gols de saldo e, na última colocação, o Niterói, com zero ponto ganho e saldo negativo de 74 gols.
A campanha do Vasco/Guanabara foi incontestável neste primeiro turno do Estadual: 27 a 0 no Niterói, 20 a 0 no Tijuca e 20 a 1 no Fluminense. O segundo turno da competição só terá início no próximo dia 14, pois antes disso será disputado o Campeonato Brasileiro da classe em São Paulo. A ordem dos jogos e a indicação das respectivas datas e piscinas onde estes serão disputados ainda dependem da aprovação da FARJ (Federação Aquática do Estado do Rio de Janeiro).
O campeão estadual será aquele que somar o maior número de pontos ao longo dos dois turnos. Se dois clubes conquistarem o mesmo número de pontos, haverá um jogo extra –em data ainda a ser definida pela FARJ– para que seja conhecido o campeão estadual júnior de pólo aquático. O regulamento da competição também atribui o seguinte critério de pontos por partida entre os clubes participantes: dois pontos para o vencedor, um ponto para cada no caso de empate e zero ponto para o perdedor.