Rio - A decisão do Campeonato Paulista será repetida quarta-feira às 20h, em São Caetano, na abertura da quarta edição da Liga Nacional de Handebol Masculino. Terceiro colocado em 98 e 99, o Imes/Santa Maria/São Caetano recebe a tricampeã Metodista/Petrobrás/São Bernardo, que voltou a ganhar o Paulista.
A Liga será lançada oficialmente terça-feira. Dirigentes da Confederação Brasileira de Handebol e dos clubes, além de dois jogadores da cada equipe, participarão do evento.
A rodada inicial será complementada dias 12, 13 e 16 de setembro, sempre com clássicos regionais envolvendo os outros seis participantes do campeonato. Dia 12, às 20h, no Rio de Janeiro, o clássico carioca entre dois grandes clubes que passaram a investir no handebol: Vasco x Flamengo. Dia 13, às 20h, em Londrina, o clássico paranaense entre Cesulon/Colégio Londrinense e Centro Olímpico de Maringá. O quarto clássico regional da primeira rodada será dia 16, às 18h30, em Guarulhos: a AA Guaru recebe o Pinheiros, três vezes vice-campeão da Liga.
Para não atrapalhar o calendário de outros campeonatos regionais em andamento, a CBHb definiu que a segunda rodada, completa, só acontecerá dia 28 de setembro. Os oito times jogam entre si, em turno e returno, e os quatro primeiros se classificam aos playoffs semifinais, em dois ou três jogos. Em cruzamento olímpico, o primeiro colocado enfrenta o quarto e o segundo pega o terceiro. Os playoffs finais estão marcados para os dias 29 de novembro, 1º de dezembro e, se preciso, 3 de dezembro.
Assim como o feminino, o handebol masculino tem mostrado significativa evolução nos últimos anos, mas não conseguiu classificação para os Jogos Olímpicos de Sydney. Perdeu a vaga para Cuba. Já as meninas embarcaram ontem, dia 3, para Camberra, capital da Austrália, e estréiam dia 17 contra a própria Austrália.