Capa Esportes


Sidney 2000





 CAPA ESPORTES




 ÚLTIMAS NOTÍCIAS




 HISTÓRIA




 BRASILEIROS





 CALENDÁRIO





 MODALIDADES





 SEDES





 MEDALHAS





 GUIA SYDNEY







 SHOPPING


 
 
 
 




Guga confirma que joga Olimpíada
Quinta-Feira, 07 Setembro de 2000, 11h27

Agência Estado
Guga e o técnico Larri Passos durante a entrevista

São Paulo - O tenista brasileiro Gustavo Kuerten, o Guga, confirmou em entrevista coletiva nesta quinta-feira que vai jogar o torneio de tênis da Olimpíada de Sydney.

Guga disse, em Florianópolis, que embarca na sexta-feira com seu treinador, Larri Passos, em horário ainda não definido, chega a Sydney no domingo e deve começar os treinamentos já na terça. "Só preciso de uma hora para arrumar a mala. Já tou embarcando aí", disse Guga.

A decisão, tomada na manhã desta quinta, encerrou a polêmica sobre o patrocínio do tenista em Sydney, iniciada na terça-feira, envolvendo a Diadora, patrocinadora de Guga desde 1997, e a Olympikus, patrocinadora oficial do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) nestes Jogos.

Pelo acordo, Guga, ao contrário do restante dos atletas, não vai usar uniformes da Olympikus em quadra. Ele só será obrigado a isso caso suba ao pódio, com o agasalho oficial do Brasil. Durante os jogos, ele usa uma roupa neutra, sem marcas de patrocínio.

Guga vai disputar em Sydney o torneio de simples e também o de duplas, ao lado de Jaime Oncins.

Guga disse que saiu de "uma enrascada" e que passou dois dias difíceis, em situação delicada, em que procurou não falar nada e não entrar em polêmica. "Foi um desgaste muito grande, uma polêmica, eu, minha família e minha equipe passamos por dias difíceis", disse.

Depois do anúncio do impasse, na noite de terça, Guga havia se refugiado em Balneário Camboriú, no litoral catarinense, evitando contato com a imprensa. Só voltou a falar na manhã desta quinta.

"O que importa agora é eu me concentrar para os Jogos", disse. "Por isso, estou embarcando amanhã (sexta) mesmo", disse. "Estou preparado, estou em meu melhor momento, o positivo é que estou na Olimpíada."

Guga voltou a defender seu patrocinador, que, segundo ele, apoiou-o quando ele ainda não era famoso, antes do título de Roland Garros em 97. "Não é a questão do dinheiro", disse. "Só que eu não sou de deixar de lado e esquecer as pessoas que estiveram comigo desde o início, quando ninguém dava bola para mim."

Segundo Guga, a Diadora "chegou num limite" e cedeu até onde pôde. "O positivo é que estou na Olimpíada", disse. "Por mim, podem desenhar o que quiserem na camisa. Vale bandeira do Brasil, qualquer coisa."

Guga também criticou que disse que ele não iria à Olimpíada apenas por causa do dinheiro. "Esse negócio de dinheiro aí não é assim", disse.

O catarinense disse que sempre gostou de defender o Brasil em competições como a Copa Davis.

Guga disse que não esquece suas raízes e que tem orgulho em defender o Brasil. "Vamos para a frente, cara", disse, em seu estilo característico.

O tenista e seu treinador, Larri Passos, disseram que estão ansiosos para se juntar à delegação brasileira que já está na Austrália.

Ele chegou a achar que a decisão era irreversível. "Quando o presidente do COB (Carlos Arthur Nuzman) anunciou que eu teria de jogar de Olympikus, me vi mesmo sem jeito de ir a Sydney, mas eu fui encontrando força do povo e em todo lugar que eu ia as pessoas me davam esperança e motivação, diziam que eu fiz o certo, que estavam ao meu lado e que ainda acreditavam em mim em Sydney", disse. "Foi o povo brasileiro que me botou nas Olimpíadas."

Redação Terra


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.





 VEJA AINDA



Sydney: Tênis
Acioly comemora confirmação de Guga
Passos diz que imprensa colocou Guga nos Jogos
COB confirma Guga sem patrocínio na Olimpíada
COB diz que participação de Guga foi confirmada



Veja lista completa

Guga
Safin vai às semifinais e ameaça Guga
Acioly comemora confirmação de Guga
Marrocos é o primeiro adversário do Brasil na Davis
Passos diz que imprensa colocou Guga nos Jogos



Veja lista completa