Rio - O Campeonato Brasileiro de Hipismo Rural chega a sua fase decisiva neste final de semana, quando acontecerá a terceira e última etapa da competição, na praia do Anil, em Angra dos Reis. O evento reunirá conjuntos (cavaleiro e cavalo) dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e terá provas na sexta-feira e no sábado.
No primeiro dia acontecerão as provas de Cross Country, com início previsto para as 10h e que serão disputadas nas categorias Força Livre, Performance, Júnior, Preliminar, Master, Mirim e Nível II. No sábado é a vez das provas de Picadeiro, a partir das 9h30min, com as categorias Escola, Nível I, Mini-Mirim, Força Livre, Performance, Júnior, Preliminar, Master, Mirim e Nível II.
A expectativa do presidente da Associação Brasileira de Hipismo Rural (ABHIR), Reinaldo Guerreiro, é de grande presença de público, como aconteceu nos anos anteriores. "Será uma boa oportunidade para as pessoas de Angra dos Reis e região conhecer esta modalidade, que vem crescendo significativamente em todo o país", explicou.
A categoria Força Livre reúne os conjuntos mais experientes e pela classificação atual do campeonato, a briga pelo título deve ser dura. Quatro cavaleiros estão separados por apenas nove pontos e qualquer um pode se sagrar campeão em Angra.
Na categoria Performance, a família Gouveia é destaque. A liderança pertence a Carolina, que tem grandes chances de conquistar o tricampeonato. Ela foi a vencedora da segunda etapa, realizada em Sete Lagoas (MG). Gustavo Figueiredo está em segundo lugar na classificação geral com boas chances de garantir o título. Os cavaleiros Marcelo Valentini dos Santos, de São Roque, e Eric Zorzetto, de Sorocaba, dividem a terceira posição na classificação geral e figuram entre os favoritos.