Por Fernando Del Carlo
[São Paulo] - O atleta britânico Steve Redgrave, de 38 anos, perdeu bastante cabelo em relação à época que conquistou sua primeira medalha no remo nos Jogos Olímpicos de 1984 nos EUA. Mas após ter conseguido controlar a diabete e a colite, adquiriu ainda maior disposição para buscar sua quinta medalha de ouro.
Redgrave vai disputar a categoria 4 sem timoneiro e pode entrar para o recorde de medalhistas em esporte de resistência. O único atleta que chegou ao feito foi o esgrimista húngaro Aladar Gerevich. Ele ganhou o sexto ouro consecutivo ao participar das provas de sabre na Olimpíada de 1932, em Los Angeles (EUA).
Ao contrário do britânico com menores chances está o brasileiro Anderson Nocetti. Será o único representante do País na modalidade. Disputa a categoria skiff simples. Sua melhor marca internacional foi o quinto lugar nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg (Canadá) em 1999.
As disputas no remo acontecem entre os dias 26 de setembro e 1 de outubro no International Regatta Centre, em Penrith Lakers.
Redação Terra