Capa Esportes


Sidney 2000





 CAPA ESPORTES




 ÚLTIMAS NOTÍCIAS




 HISTÓRIA




 BRASILEIROS





 CALENDÁRIO





 MODALIDADES





 SEDES





 MEDALHAS





 GUIA SYDNEY







 SHOPPING


 
 
 
 




Henrique Guimarães preparado para ir ao pódio
Sexta-Feira, 08 Setembro de 2000, 18h30

Canberra - De Aurélio Miguel, um dos melhores amigos, vem o e-mail, via internet, e as palavras de incentivo e de carinho. A preparação física foi adequada e a temporada positiva. Os caminhos até a medalha são conhecidos pelo meio-leve Henrique Guimarães, que ganhou o bronze em Atlanta/96. Henrique ainda tem o apoio da família. A mulher Andréia e a mãe Luzia vieram à Austrália dar parabéns ao judoca, que faz 28 anos neste sábado. "Meu presente atrasado bem que podia ser uma medalha."

Em uma delegação renovada, como a do judô, Henrique é o único da equipe masculina que já enfrentou a pressão de competir uma Olimpíada (Edinanci também disputa pela segunda vez, entre as mulheres). "É verdade que pelo menos cinco dos judocas mais experientes foram surpreendidos na seletiva e não estarão no dojô, em Sydney." Ele se refere à Aurélio Miguel, Fúlvio Myiata, Sebastian Pereira e Flávio Canto, que não passaram pelas seletivas, e Edelmar Zanol, o Branco, que sofreu uma contusão no último momento, tendo de ceder sua vaga para Carlos Honorato. Dos cinco, Aurélio, Sebastian, Flávio e Branco estiveram em Atlanta, ao lado de Henrique, que agora tem chance de buscar uma segunda medalha olímpica.

"Só fiquei eu daquela turma, estou mais experiente, tranqüilo, conseguindo controlar a ansiedade porque sei que não é impossível conquistar uma medalha olímpica, que essa é uma competição como outra qualquer, apesar da importância enorme que tem", afirma o judoca.

Apesar de mais experiente, Henrique não se sente um líder - disse que tem uma personalidade introvertida. Mas não se furta a dar conselhos ou a falar pelo grupo quando seus companheiros solicitam. "As vezes falo pelo grupo, mas gosto que cada um deles também se manifeste." Mesmo com essa postura, não é raro ver Henrique falando para o grupo, antes dos treinos.

Depois de um ano muito ruim em 99, quando levou oito meses para recuperar-se de uma cirurgia no joelho, a mesma que Aurélio Miguel fez este ano, Henrique disse que está "em um astral muito propício", pelo ano excelente. Disputou três provas no Circuito Europeu - foi 7º na Alemanha, no início da temporada; 5º na Hungria (quando perdeu a semifinal por não ser avisado pelos dirigentes do esporte que o combate havia mudado de horário); e campeão na Itália, em junho.

Na categoria meio-leve, Henrique, que começou a lutar na Associação de Judô de Santana, em São Paulo, aos 5 anos, porque era uma criança muito agitada, considera que tem entre oito e dez judocas com condições de ganhar medalha e aponta o francês Benbudau Larbi, atual campeão mundial, como um dos principais favoritos. Não lutou contra o francês no ano passado ou este ano, mas venceu o adversário em 1995, por duas vezes em 1996 e em 1998. "Ele disse para uma revista francesa que não queria fazer a primeira luta comigo", afirmou Henrique, um especialista em técnicas de pernas (seus golpes uchimata e ochigari são armas importantes).

A chegada do técnico Sérgio Pessoa, na terça-feira - "o meu patrocinador, a Bovespa, está pagando a viagem dele", frisa - dá ainda mais confiança. Os atletas do judô vão deixar Camberra rumo à Sydney na quinta-feira. Henrique vai lutar no dia 17, em um programa de cinco ou seis combates, para cada um dos judocas, até as medalhas.

Agência Estado


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.





 VEJA AINDA



SYDNEY: Judô
Mascotes de pelúcia fazem a cabeça de meninas do judô
Novatos do judô já estão adaptados ao clima e ao fuso
Guimarães treina, mas segue em tratamento
Favorita ao ouro no judô está fora de Sydney



Veja lista completa

Judô
Novatos do judô já estão adaptados ao clima e ao fuso
Guimarães treina, mas segue em tratamento
Favorita ao ouro no judô está fora de Sydney
Desfalcado, Vasco tenta mais um título no judô



Veja lista completa