São Paulo - O Grande Prêmio de Laguna Seca, em Monterey, que será disputado neste domingo, com transmissão ao vivo pela DirecTV (canal 363), é uma prova que sempre foi dominada por Bobby Rahal - seja como piloto, seja como dono de equipe. No circuito misto permanente de 3,6 quilômetros, serão 83 voltas, pela 16ª etapa da temporada da Fórmula Indy.
Desde que a Indy chegou a essa pista da Califórnia, Rahal vem sendo aquele que tem mais motivos para comemorar. Dentro do cockpit, conquistou quatro vitórias consecutivas (84 a 87). Terminou 7 vezes entre os 5 primeiros e 12 entre os 10 melhores. Seu sucesso foi transmitido aos pilotos de sua escuderia, o Team Rahal. Bryan Herta subiu ao pódio três vezes, tendo conquistado duas vitórias, em 98 e 99.
No ano passado, a alegria do velho Rahal foi maior ainda, pois Max Papis colocou seu outro carro na terceira posição. "As outras equipes estão aprendendo os segredos da pista, mas não vamos dar moleza", diz. Papis e Kenny Brack, os atuais companheiros de equipe, podem até tentar manter a tradição. Os dois pilotos brasileiros da Penske, Hélio Castro Neves e Gil de Ferran, porém, parecem dispostos a mudar o rumo dessa história.