Capa Esportes


Sidney 2000





 CAPA ESPORTES




 ÚLTIMAS NOTÍCIAS




 HISTÓRIA




 BRASILEIROS





 CALENDÁRIO





 MODALIDADES





 SEDES





 MEDALHAS





 GUIA SYDNEY







 SHOPPING


 
 
 
 




Guga e Nuzman aflitos por demonstrar paz
Segunda-Feira, 11 Setembro de 2000, 02h03

SYDNEY - Quem via o tenista Gustavo Kuerten e o técnico Larri Passos trocando elogios e amabilidades com o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, não diria que, até a semana passada, eles haviam sido chamados pelo dirigente de antiéticos e desprovidos de espírito olímpico porque atendiam a um apelo da Diadora para que Guga não jogasse com a logomarca do patrocinador do COB, a Olympikus.

O espírito conciliador de Guga em Sydney é tão evidente que no treino de hora e meia na quadra do Tennis Centre - onde, a partir do dia 19, será disputado o torneio de tênis da Olimpíada - com as tenistas Vanessa Menga e Joana Cortez, inscritas nas duplas femininas, ele usou meias com logotipo da Olympikus, obrigação da qual estava dispensado no acordo firmado no dia 6 entre seus empresários, a Diadora (patrocinador pessoal) e o COB.

Cadê o fôlego? - O aniversário de 24 anos de Guga, comemorado ontem (10 de setembro), foi um ingrediente a mais para descontrair o clima. "Estar aqui é o melhor presente que poderia receber", disse o tenista, que durante o dia apagou velinhas em pelo menos dois bolos de aniversário, um oferecido pelo COB e outro por uma emissora de TV. "Ele já está bufando de tanto apagar velinhas", brincou Larri Passos no meio da tarde.

A tentativa de enterrar de vez o episódio que mais desgastou a delegação brasileira nas semanas que antecederam os Jogos Olímpicos começou de manhã.

Num gesto que não havia dedicado nem mesmo à seleção brasileira de futebol, Nuzman foi ao aeroporto recepcionar Guga e Larri.

Depois de elogios mútuos, o dirigente levantou as mãos do tenista e as do técnico num gesto de vitória. A certeza de que o clima não estava pesado em Sydney descontraiu Gustavo Kuerten para o treino da tarde, apenas seis horas após o desembarque em Sydney. "Estou me sentindo um guri desabrochando", disse.

Mais do que o cansaço pela viagem, Kuerten demonstrava alívio. E deixou claro, nas entrelinhas, que se o acordo não fosse fechado ficaria fora da Olimpíada. "Seria duro para eles (a Diadora) me verem com uma marca que não combina tanto", afirmou, embaraçado. O tal espírito olímpico, no entanto, pôde ser sentido nos elogios à vila dos atletas e à diversidade de raças e culturas que encontrou por lá. "Agora eu sei, convivendo aqui, o que estaria perdendo se não viesse."

Previsão - Guga confirmou que é um dos favoritos ao título de simples e pode pensar em medalha também nas duplas, com Jaime Oncins, embora ressalte que os tenistas australianos vivem uma boa fase técnica e jogam em casa. "Estou competitivo a qualquer hora e em qualquer quadra", disse, referindo-se ao piso de cimento do torneio de tênis.

O Estado de S. Paulo


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.





 VEJA AINDA



Guga
Atleta do tênis de mesa quer se aproveitar de Guga
Vento australiano preocupa Guga
Guga divide quarto com Oncins
Guga faz seu primeiro treino na Austrália



Veja lista completa

Sydney: Tênis
Vento australiano preocupa Guga
Guga divide quarto com Oncins
Vanessa Menga imita jogadora de vôlei
Guga faz seu primeiro treino na Austrália



Veja lista completa