Sydney - Para o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Juan Antonio Samaranch, o gigantismo nos Jogos Olímpicos não é mais o problema do número de atletas, mas dos meios de comunicação. “Há que se estudar se podemos seguir fazendo frente a uns números como estes”, disse Samaranch depois de informar aos membros da assembléia do COI que são 20.700 os jornalistas credenciados para a Olimpíada de Sydney, praticamente o dobro dos atletas.
O COI decidiu, depois da Olimpíada de Barcelona (92), limitar a 10 mil o número de atletas participantes nas Olimpíadasdos, ainda que admita um leve aumento se for solicitado pelas federações esportivas. Mas, não fixou um limite para o número de jornalistas, uma possibilidade que pode ser examinada a curto prazo, segundo comentou hoje Samaranch.
O único problema provocado pelo número cada vez maior de meios de comunicação é a necessidade de se fazer uma distribuição dos lugares onde serão disputados os esportes de maior demanda (atletismo, basquete, natação etc) e nas cerimônias de abertura e encerramento.
Agência Estado