Sydney - As competições de boxe podem tornar-se alvo de críticas e escândalos nos Jogos Olímpicos de Sydney devido à falta de pontuação aberta, afirmou na terça-feira um membro norueguês do Comitê Olímpico Internacional (COI).
Gerhard Heiberg, do país onde o boxe não é permitido, perguntou durante um encontro do COI se havia alguma maneira de reverter a decisão da entidade mundial que controla o boxe amador de adotar um sistema fechado de contagem de pontos.
Num sistema fechado, espectadores e equipes só tomam ciência dos pontos computados durante as lutas de quatro assaltos após o gongo soar.
"Haverá muitas críticas e escândalos com esse tipo de contagem", acrescentou Heiberg.
Dirigentes do boxe australiano decidiram tornar pública a contagem de pontos durante as lutas, mas a AIBA (Associação Mundial de Boxe Amador) indeferiu qualquer possibilidade nesse sentido.
A pontuação vem sendo a questão mais polêmica do boxe olímpico. A AIBA introduziu um novo sistema eletrônico de contagem durante os Jogos de Barcelona em 1992 devido às alegações de que muitos resultados de lutas teriam sido manipulados nas Olimpíadas de Seul em 1988.