Sydney - Autoridades australianas detectaram um grande movimento de visitantes que, aproveitando a realização dos Jogos Olímpicos, tentam permanecer de forma ilegal no país.
Segundo os australianos, ainda foram descobertos imigrantes de dois países do leste europeu que fingiriam ser dirigentes esportivos, e até mesmo atletas, para tentar entrar no país e, posteriormente, conseguir o visto de permanência.
A polícia australiana prendeu um falsário sírio que ludibriou um grupo de 60 pessoas. Ele garantiria a entrada do grupo na Austrália como turistas e, mais tarde, conseguiria o visto de permanência através de documentação ilegal que seria fornecida às autoridades locais. O grupo teria pago US$ 200 mil ao falsário, mas o plano foi desbaratado.
Só há duas formas de permanecer na Austrália durante a realização dos Jogos. As credenciais profissionais fornecidas a jornalistas, dirigentes e atletas têm validade até o último dia dos Jogos. Os estrangeiros que compraram ingressos devem obter ainda em seu país de origem a liberação de entrada na Austrália, que é fornecida pelos consulados.