Porto Alegre - As três vitórias consecutivas na Copa João Havelange sobre Guarani (2 a 1), Coritiba (2 a 1) e Grêmio (4 a 3) devolveram a alegria ao Juventude. A ponto de o técnico Roberval Davino elogiar os jogadores e acreditar que o time está em ascensão.
"Nos últimos jogos, a equipe tem melhorado bastante", disse. "No início, estávamos tendo boas apresentações, mas não vínhamos dando sorte. Melhoramos nas finalizações e as vitórias começaram a aparecer."
Com os últimos resultados, o Juventude deu um salto da penúltima para a 16ª posição, com 13 pontos. Até a partida contra o Guarani, o máximo que a equipe de Caxias do Sul havia conseguido era ter empatado quatro vezes. A campanha registra ainda duas derrotas. A colocação atual não chega a empolgar Roberval Davino, que vem lamentando os muitos desfalques.
"Temos sido prejudicados por lesões e suspensões. Para se ter uma idéia, do grupo de 30 jogadores, só não utilizamos três", disse.
E a história se repete para a partida de sábado contra o Atlético-PR, na Arena da Baixada. A mais recente ausência é a do meia Luís Fernando, que sofreu um acidente doméstico e cortou o dedo mínimo do pé esquerdo. Segundo os médicos do Juventude, ele precisaria levar pontos, mas não procurou atendimento e agora terá que esperar a cicatrização da ferida para voltar aos campos.
"É um desfalque lamentável, pois ele vinha rendendo muito bem", disse Davino.
Luís Fernando se juntará a outros jogadores lesionados, como os meias Caio e Lauro e o zagueiro Maxsandro, com problemas musculares. Outro que está ameaçado de não jogar é o atacante Vandick, mas Davino espera por sua liberação para a partida de sábado. Apesar das ausências, o treinador acredita num bom resultado. "O empate será muito bom, mas o nosso objetivo é conseguir uma vitória na Arena", disse.
O substituto de Luís Fernando deverá ser João Marcelo, que atuaria na ala-esquerda, com Alex passando ao meio-campo. Na vaga de Lauro, Davino poderá escalar Clairton, que foi absolvido por sua expulsão contra o Sport.