São Paulo - A delegação brasileira desfilará na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos com cerca de 200 componentes, informou o Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A cerimônia, que acontecerá no Estádio Austrália, está marcada pelo Comitê Olímpico Internacional para começar às 4 horas de sexta-feira (18 horas na Austrália) e acabar por volta das 8h.
A delegação brasileira conta com um total de 341 pessoas, mas algumas modalidades não desfilarão porque no dia seguinte estarão competindo (pelo horário brasileiro, alguns competirão na própria sexta-feira à noite).
Esse é o caso da natação, do basquete, do vôlei feminino, do triatlo e do vôlei de praia feminino.
Sandra Pires, do vôlei de praia, é a exceção. Ela será a porta-bandeira da delegação. É a primeira vez na história que uma mulher carrega a bandeira brasileira na abertura dos Jogos.
O Brasil será o 26º país a desfilar. Entre os atletas brasileiros que irão desfilar estão o iatista Torben Grael, o tenista Gustavo Kuerten e toda a equipe de vôlei masculino.
Além de técnicos e dirigentes, as modalidades que já confirmaram a presença de atletas são atletismo, boxe, hipismo, handebol, tênis de mês, iatismo, nado sincronizado, esgrima, levantamento de peso, canoagem, remo, tênis, vôlei de praia masculino, ginástica rítmica, taekwondo e ciclismo.