Sydney - A cidade japonesa de Osaka apresentou na sexta-feira sua intenção de abrigar as Olimpíadas de 2008, contra o favoritismo de Pequim.
O prefeito de Osaka, Takafumi Isomura, disse que a cidade já foi palco de muitos eventos internacionais de esportes e já possui três quartos das necessidades para abrigar os Jogos, bem como um sistema de transporte desenvolvido.
"Sabemos que a China nunca teve Jogos Olímpicos e entendemos que as pessoas favorecem Pequim por essa razão", disse Isomura aos repórteres em Sydney. "Acho que os Jogos Olímpicos deveriam ser realizados na cidade que está mais bem preparada e acho que estaremos mais bem preparados em 2008", disse.
O Comitê Olímpico Internacional (COI) já incluiu Osaka na lista de cidades candidatas, ao lado de Pequim, Istambul (Turquia), Toronto (Canadá) e Paris (França).
Isomura disse que a cidade investiria mais de 2,1 bilhões de dólares para abrigar os Jogos.
Osaka, onde acontecerão jogos da Copa do Mundo de 2002 - que será realizada no Japão e na Coréia - está se promovendo como o "paraíso dos esportes". O grupo que promove a candidatura da cidade para os Jogos de 2008 disse que eles seriam realizados em três ilhas artificiais na baía de Osaka, chamadas Ilhas Olímpicas.
A sede das Olimpíadas de 2008 será anunciada pelo COI em julho de 2001, durante um congresso em Moscou. As Olimpíadas de 2004 serão realizadas em Atenas, na Grécia.