Sydney - A Austrália começou com o pé direito sua participação nas provas de hipismo em equipes, graças ao campeão olímpico Andrew Hoy, que este sábado realizou uma impressionante demonstração de adestramento no lombo de seu cavalo Darien Powers.
Em sua quinta participação em Olimpíadas, Hoy quebrou seu próprio recorde obtido em maio, ao registrar apenas 30.6 pontos de penalização.
"Meu cavalo é simplesmente maravilhoso. Eu fui o primeiro a ser surpreendido com o meu resultado, mas a competição está longe do fim", disse o cavaleiro após a prova.
Menos sorte teve o grande cavaleiro neozelandês Mark Todd, duas vezes medalha de ouro olímpica na categoria individual, que teve uma atuação com 58,6 pontos de penalização. "Os gritos dos fãs não me permitiram manter o cavalo sob controle", disse Todd.
A Grã-Bretanha ficou em segundo lugar, e a França em terceiro nesta primeira jornada. Um total de doze equipes participam desta prova.
Os marcadores contam pontos de penalização e vence aquele que menos faltas comete. O adestramento de cavalos inclui pelo menos 30 movimentos e acrobacias.