São Paulo – O australiano Garry McCoy (Yamaha) não deu a menor chance aos adversários e venceu o Grande Prêmio de Valência no Muncial de Motovelocidade (categoria 500 cilindradas), disputado neste domingo no autódromo de Valência. O brasileiro Alexandre Barros terminou a prova em quinto, depois de ter caído para da sétima para a 15ª posição na largada.
O líder do campeonato Kenny Roberts Jr., dos Estados Unidos, foi o segundo, enquanto o italiano Massimiliano Biagi e o japonês Nobuatsu Aoki ficaram em terceiro e quarto, respectivamente. Há 22 provas, desde o GP de Barcelona de 1999, um piloto não vencia corridas seguidas na categoria. McCoy, que havia cruzado a linha de chagada em primeiro há duas semanas, em Portugal, encerrou o tabu. Além disso, ele pulou para a quarta posição no
campeonato.
Com o resultado, Roberts Jr. aumpliou a liderança sobre Valentino Rossi no campeonato e pode ser campeão já na próxima etapa, a 14ª, que será disputada no Rio de Janeiro. Para aumentar a felicidade do líder, o italiano Rossi, segundo Mundial, caiu e não terminou a prova. Barros, com o quinto lugar em Valência, se manteve em sexto no campeonato.
Nas 250cc, o japonês Shinya Nakano foi o vencedor, seguido pelo francês Olivier Jacque e pelo italiano Marco Melandri. Jacque lidera o mundial com 241 pontos, contra 219 de Nakano.
Nas 125cc, o italiano Roberto Locatelli venceu e ampliou sua vantagem no campeonato para o japonês Youichi Ui, que foi o terceiro. O japonês Masao Azuma foi o segundo. Locatelli tem agora 205 pontos e Ui tem 181.
Confira a classificação do campeonato nas 500cc:
1) Kenny Roberts Jr. (EUA) - 214 pontos
2) Valentino Rossi (ITA) - 148
3) Carlos Checa (ESP) - 141
4) Garry McCoy (AUS) - 134
5) Loris Capirossi (ITA) - 126
6) Alexandre Barros (BRA) – 121