Sydeny - A natação brasileira volta ao Parque Aquático de Sydney nesta terça-feira, dia 19. Dois dos protagonistas da conquista da medalha de bronze no revezamento 4x100m livre, Edvaldo Valério e Gustavo Borges, lutarão por mais um lugar no pódio olímpico. Edvaldo, com Luiz Lima, Rodrigo Castro e Leonardo Costa vão disputar o revezamento 4x200m livre.
Depois de sair do anonimato para a fama logo em sua estréia olímpica, Edvaldo Valério, o "Bala", como é chamado, mostra a sua versatilidade em uma prova mais longa. No último Troféu José Finkel (o campeonato brasileiro de natação), em julho passado, Valério venceu todas as provas de velocidade: os 50m, 100m e 200m livre.
"O Brasil não tem tanta tradição nesta prova quanto no 4x100, vai ser muito difícil para a gente. Mas nós vamos lutar como lutamos no sábado (quando o 4x100 ganhou bronze)", disse o nadador, referindo-se ao pódio que conquistou com Gustavo Borges, Fernando Scherer e Carlos Jayme. A medalha de bronze em sua primeira prova em Jogos Olímpicos trouxe confiança e motivação para o primeiro nadador negro a representar o Brasil na competição.
"Se Deus quiser, vem mais por aí - disse o nadador. Os favoritos para essa prova são os australianos. O fenômeno Ian Thorpe tem a chance de ganhar sua terceira medalha de ouro, no quintal de sua casa. O menino prodígio da Austrália nasceu e foi criado em Sydney.
O maior medalhista da história olímpica do Brasil, Gustavo Borges, volta à água para disputar justamente a prova que lhe rendeu a primeira medalha (prata) em Jogos Olímpicos, em Barcelona-92: os 100m livre. A disputa não vai ser fácil para o nadador paulista, já que ele vai competir com nomes importantes, que vão tentar vencer a prova mais clássica da natação mundial. Os favoritos são o norte-americano Gary Hall Jr., o australiano Michael Klim, o holandês Peter Hoogeband e russo Alexandre Popov. Mas Borges também é respeitado sempre que entra na água.
"Quero mais uma medalha", disse. As eliminatórias do 4x200m livre serão disputadas às 11h30m desta terça-feira (9h30min desta segunda-feira, horário de Brasília). Caso o Brasil alcance a final, o grupo volta à piscina às 20h30min. Já as eliminatórias dos 100m livre abrem o dia de competição, às 10 horas. As semifinais serão às 19 horas. A final está marcada para esta quarta-feira, às 19h50min.