Sydney - A dúvida ainda não foi toda dissipada, mas o vôlei masculino do Brasil mostrou na sua estréia que os Jogos de Sydney estão mais para Barcelona (medalha de ouro) do que para Atlanta (5º lugar). Sem grandes dificuldades, a seleção brasileira fez 3 a 0 na Austrália com parciais de 25/13, 25/14 e 25/21. O destaque do jogo foi Nalbert, que fez 11 pontos, virou quase todas as bolas e decidiu os dois últimos sets.
Apesar da boa atuação, o Brasil também foi ajudado pelos erros da Austrália, que teve alguns momentos de time colegial. Perdeu dois pontos por erros de posicionamento e chegou a deixar a rede livre para Giba dar uma cortada no segundo set. Nem parecia aquela equipe que há alguns dias havia endurecido o jogo-treino que perdeu por 3 a 2 para o próprio Brasil. "Estava preocupado com a estréia, mas acho que quem sentiu mais foi o time deles", avaliou o técnico Radamés Lattari. Com a vitória folgada, Radamés deve manter o mesmo time que começou o primeiro jogo, com Maurício, Giba, Douglas, Gustavo, Nalbert e Dante.
Além de Giba e Dante no ataque, também foram importantes o saque de Nalbert e os bloqueios eficientes de Douglas. A coisa estava indo tão bem que Maurício resolveu prestigiar o novato Dante e lhe levantou as bolas decisivas nos dois últimos sets. "O Maurício gosta de fazer isso para me dar confiança", contou Dante. "Mas estava tranqüilo com a estréia." Depois da boa estréia do garoto, Radamés deve manter Tande e Max no banco. Até porque o próximo jogo é contra o Egito, que também não deve oferecer muita resistência.
Ao ser perguntado porque não usou os reservas, o técnico foi sintomático. "A equipe estava muito bem", respondeu. "Você acha que eu ia atrapalhar?" Para Dante, o fato de começar contra equipes mais fracas pode ajudar o Brasil. "Essa tabela crescente é a melhor, porque você vai acertando o jogo até encontrar as equipes mais fortes", explicou o atacante. Na sua avaliação, Itália e Rússia serão os adversários mais fortes. Em outras palavras, só aí então vai se poder saber se esse time está com mais jeito de Barcelona ou de Atlanta.