Sydney - O judoca italiano Giuseppe Maddaloni, bicampeão europeu e agora campeão olímpico da categoria leve, mostrou-se muito emocionado após a conquista da medalha de ouro em Sydney. Logo depois de ter vencido o brasileiro Tiago Camilo na final, Maddaloni aparentava não acreditar no que havia conquistado.
"Isso é fruto de quatro anos de trabalho duro", disse. "Comecei aos oito anos de idade tendo meu pai, Giovanni, como meu primeiro técnico. Hoje estou aqui no topo, mas sei o quanto me custou chegar até aqui."
Ao ser questionado sobre a quem dedicava a medalha, Maddaloni não teve dúvidas: "Dedico esta medalha à minha mãe, Caterina. Ela sempre me incentivou demais e, se estou aqui, é graças a ela."
Maddaloni não quis analisar a última luta, contra Tiago Camilo. "Respeito todos meus adversários. Todos foram duríssimos e valorizaram muito a minha conquista", disse.
Após a cerimônia de premiação, Maddaloni, que chorou muito ao ouvir o hino italiano, cumprimentou os seus adversários e foi tirar fotos com seu técnico e alguns voluntários que o paravam a todo momento. A torcida italiana também o assediou muito, sendo correspondida pelo novo campeão olímpico.